sábado, 29 de junho de 2013



PROJETO  LITERATURA EM SALA

1.1  Tema/Temática: A Literatura na Sala de Aula (Livro Rimas saborosas – PNLD)
1.2 Turma:  3º Ano
1.3 Duração: 15 dias
1.4 Justificativa

Para a formação de qualquer criança é imprescindível ouvir muitas histórias. Esse contato deve iniciar o mais cedo possível, porque para ela as coisas existem ou não na medida em que sua imaginação as aceita como reais ou inexistentes.
Desde muito cedo é comum que as crianças tenham contato com as histórias oralmente contadas pelos pais ou avós, com isso desperta o imaginário, responde à curiosidade de tantas perguntas, auxilia na solução de problemas, dessa forma, ouvir história, “... é uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos...” (ABRAMOVICH, 1994, p. 17).
Literatura é arte e como arte, sensibiliza as pessoas. Segundo ABRAMOVICH, é através de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, e ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política sem precisar saber disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula. A literatura é prazerosa, não tem a obrigação de ensinar metodicamente, sua função entre outras, é proporcionar prazer, instruir sim, mas de uma forma divertida, também estimula o desenvolvimento equilibrado do intelecto, da imaginação e do senso crítico.
Conseqüentemente, divertindo-se a criança aprende a ouvir e a apreciar a leitura, a ampliar a habilidade de expressar-se e educa a atenção, exercita a memória e a capacidade criativa, forma o espírito crítico e cultiva o pensamento lógico, desperta para a atitude socializante e para a apreciação da realidade.
Sendo assim, a literatura não copia a realidade, mas pode ser utilizada de diversas maneiras para auxiliar no amadurecimento da criança, encantando e enriquecendo o espírito infantil.
Para se contar uma história é necessário sensibilidade par aperceber o ritmo, o tom, a sonoridade, a cadência, pois contar história é uma arte, “(...) é ela que equilibra o que é ouvido com o que é sentido, e por isso não é nem remotamente declamação ou teatro... ela é o uso simples e harmônico da voz” (ABRAMOVICH, 1994, p. 18).
Nessa perspectiva, para se ter êxito é preciso uma preparação para se familiarizar-se com o texto, percebendo os diálogos, as pausas necessárias, dando ritmo à narração. O narrador deve ler o livro antes para senti-lo, com isso, poderá transmitir segurança, motivando a atenção e despertando a admiração de seus ouvintes.
Contudo, para se conseguir a atenção das crianças, também faz-se necessário a seleção criteriosa das histórias feitas pelo narrador e perceber o interesse do público, pois cada faixa etária tem a predileção por um tipo de texto.
Pesquisas revelaram que as crianças até três anos preferem histórias de bichinhos, brinquedos, objetos e seres da natureza, porém, o enredo deve ser simples, devido à capacidade de concentração estar em desenvolvimento.
Dos três aos seis anos, preferem histórias de repetição e contos de fadas. Cabe ao narrador abrir espaço para que as crianças participem das histórias de repetição, pois exercitam a capacidade de antecipação, prevendo assim, as seqüências da história. No entanto, os contos de fadas devem possuir o enredo mais ou menos elaborado, para não ficar pobre a narrativa.
Aos sete anos, as crianças preferem histórias de crianças, animais e encantamento. Gostam de aventuras ligadas ao ambiente próximo a elas.
Dos oito aos nove anos, preferem histórias humorísticas e contos de fada mais elaborados. Aos dez anos despertam mais a atenção às aventuras, as narrativas de viagens, de explorações, invenções, as fábulas, os mitos e as lendas.
Esses são alguns critérios, porém são flexíveis, sendo também importante considerar as características da turma, local da apresentação e o gosto do narrador pela história para que se passe alguma emoção.
Sendo assim, as histórias conseguem intensificar o poder da imaginação, do maravilhoso e concretizar o fantástico do mundo infantil.         
1.5- Objetivos:
·         Estimular o gosto por histórias ;
·         Exercitar a linguagem oral;
·         Produzir histórias coletivas;
·         Socializar as crianças;
·         Enumerar diversas histórias infantis;
·         Ilustrar histórias;
·         Dramatizar histórias;
·         Listar animais e suas características.

1.6 - Desenvolvimento:
·         Acolhida, cantando a música “  feijão com arroz”;
·         Apresentação do livro com a história do Rimas saborosas, contar a história mostrando cada gravura e fazer perguntas de acordo com os acontecimentos da história;
·         Repetir as rimas (frutas);
·         Pintar um arco íris dos vegetais e frutas;
·         Questionar com os alunos os tipos de frutas;
·         Realizar a brincadeira com as rimas
·         Desenhar os tipos de vegetais, derivados, cereais e grãos;
·         Os alunos irão listar as frutas e vegetais ;
·           Confeccionar um mural com a participação da turma com figuras de frutas e vegetais;
·         Ao terminar a história pedir aos alunos para relacionar nomes de frutas em saguida desenhar em um sulfite várias frutas e legumes.
·         Produzir um texto coletivo, deixando que cada aluno fale para formar o texto;
·         Produzir um texto individual ou através de rima sobre e a importância de uma alimentação saudável.
·         Pintar o desenho de frutas;
·         Fazer uma torta de maçã  e suco de abacaxi/ hortelã e degustar com a turma;
·         Preparar  gelatina  ou salada de frutas com os alunos
·         Confecção de um  dominó das frutas e um bingo das frutas  e deixar as crianças brincar.
·         Participar de jogos matemáticos envolvendo seriação, ordenação, e quantificação através de histórias e jogos;
·         Produzir um gráfico com os alimentos escolhidos pelo grupo;
·         Confeccionar com os alunos massinha de modelar (frutas, legumes)
·         Apresentação de todo trabalho desenvolvido para as outras turmas.

1.7 - Material didático:
·         Papéis coloridos;
·         Cola;;
·         Livro de literatura ;
·         Giz;
·         Quadro;
·         Atividades mimeografadas;
·         Lápis;
·         Caderno;
·         Lápis de cor;
·         Cartolina.

1.8 - Avaliação:
·         Os educandos serão avaliados no decorrer de todas atividades observando a participação, interesse e desempenho de cada um.








                1.9-  Metodologia

Inicie a aula com uma breve conversação sobre a  literatura de cordel através do livro, Rimas saborosas, fazendo um levantamento a respeito do conhecimento prévio dos alunos a respeito da história.
Logo após os alunos fizeram uma rodinha para a contação do livro”Rimas saborosas”, apresentando os personagens com entonação de voz, relatando a importância de uma alimentação saudável, dos vegetais e seus derivados,  Após a dramatização foi entregue aos alunos uma folha para que eles fizessem uma relação de frutas e vegetais e em seguida, desenhassem vários tipos de frutas e vegetais.
               Após as atividades realizadas, as crianças foram convidadas a fazerem uma rodinha para ouvir a história Rimas saborosas e em seguida todos contam com suas palavras a história,mostrando como pode ser divertido e gostoso se alimentar bem. As curiosidades sobre os vegetais, informações nutricionais e receitas bem fáceis de fazer
              No dia seguinte foi mostrado o livro sobre a história do dia anterior, onde foi solicitado aos alunos que fizessem a leitura dinâmica do mesmo onde cada criança, numa rodinha, ia lendo até que a história terminasse e o livro passasse por todos. Neste processo a professoras ia interferindo sempre que necessário durante a leitura, pois alguns alunos estavam no processo inicial de leitura e sentiam um pouco de dificuldades.Em seguida foi realizada a brincadeira com as rimas.
Ao finalizar esta atividade os alunos foram convidados a produzirem um texto coletivo e logo após um texto individual sobre a história lida com suas palavras.
Dando seqüência foi entregue aos alunos um dominó de frutas  com gravuras , onde todos deveriam montar, colar em uma cartolina e levar para casa.
Copiar no caderno como preparar gelatina e fazer com os alunos, colocando em copinhos.
Confecção de um bingo de frutas  com várias frutas e vegetais.
Junto com os alunos foi confeccionado um jogos de boliche com tema da história.
A seguir os alunos copiaram a receitas de massinha de modelar no caderno e  executarem a receitas da   massinha de modelar,moldando vegetais e frutas com a massinha.
Após as atividades de rotina, os alunos receberam uma folha xerocada com a atividades referentes à história, contendo uma receita e atividades de leitura e interpretação.
 Após várias receitas trazidas pelos alunos de casa, foi confeccionado um mural..
Os alunos trouxeram os ingredientes para realização de uma receita bolo de maçã, Para finalizar foi preparado um suco de abacaxi com hortelã.

            10-  Referências Bibliográficas

            CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: A formação do sujeito ecológico. Cortez, 2004.

             ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Um Brasil para crianças – para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. São Paulo: Global, 1993.

TEIXEIRA, A.S. - Dicas de Alimentos e Plantas para a Saúde. Ed. Tecnoprint S.A..
.
Diversos autores – Olhares das ciências sobre as crianças. Ed. OMEP.
CD de músicas infantis Feijão com Arroz. Ed. LTDA.



Apucarana, 06 de Junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário