Projeto - Aprendendo com a música
Por que trabalhar a musica ?
Porque ela combate a agressividade
direciona o excesso de energia, satisfação intima e coletiva, desenvolve a
iniciativa, inteligência e habilidades motoras, ajuda na integralização do
grupo, trabalhando o corpo e a individualidade.
A musica é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de
expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. As crianças adoram
musica e se identificam, contudo que esta relacionado a ela.
Na infância procuramos enriquecer e ampliar as experiências das crianças
através de situações didáticas significativas usando instrumentos musicais,
canções folclóricas, jogos cantados e cantigas através do letramento de
atividades envolvendo o ritmo e o corpo.
Objetivo
- Estimular a capacidade auditiva;
- Despertar o gosto pela musica;
- Diferenciar os diversos ritmos existentes:
- Enriquecer o vocabulário e a sensibilidade;
- Proporcionar alegria;
- Trabalhar a socialização;
- Perceber as diferentes fontes sonoras dos instrumentos musicais;
- Conhecimento e participação em jogos verbais “parlendas”;
- Confecção de um instrumento musical;
- Escuta de obras folclóricas da produção brasileira;
- Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de danças, brincadeiras e de outros movimentos;
- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam o movimento;
- Valorização dês sua conquistas corporais;
- Manipulação de matérias, para o aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Conteúdos (Área do conhecimento)
Verificou-se com este projeto:
Evoluções
na socialização;
Avanços
na iniciativa e ao isolamento
Atenção
e sensibilidade
Percepção
da audição de cada criança
Esperar
sua vez e trabalhar em equipe;
Ampliação
no vocabulário, das informações recebidas da disposição atenção e
concentração.
Neste trabalho os alunos
terão contato com diferentes eixos de conhecimento:
A parlenda (versos
infantis com rimas, criados para as mais deferentes finalidades entre elas
divertir acalmar, ajudar a decorar números ou escolher que deve iniciar uma
brincadeira), que não possui um sentido aparente, nutri o repertorio oral das
crianças. Experimentar a verbalização destes textos, sem compromisso com a
comunicação, favorece o desenvolvimento da fala.
Procedimentos
►Parlenda folclórica
“Pulga toca flauta,
Perereca violão.
Piolho pequenino
Também toca rabecão.
Cantar, ensinar e fazer o movimento e
os sons dos instrumentos musicais desta parlenda com os alunos.
Atividade:
Questionar as crianças quanto aos
elementos presentes nessa parlenda, com questões tais como:
Quantos animais aparecem nesta
parlenda?
__ Quem conhece uma pulga?
__ E uma perereca?
__ E um piolho?
Os alunos deverão representar esta
quantidade como souberem seja desenhando esses animais, fazendo bolinhas,
tracinhos ou registrando o algarismo correspondente a quantidade 3.
►Música: Meu
Pintinho Amarelinho
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão.
Quando quer comer bichinho
Com seus pezinho ele cisca o chão.
Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão.
Quando quer comer bichinho
Com seus pezinho ele cisca o chão.
Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem muito
medo é do gavião.
Atividade
para ser trabalhado em artes explorando a musica de varias maneiras:
§
Conhecendo as
figuras geométricas;
§
Trabalhando
colorido (cores, limite);
§
Pintura
livre;
§
Coordenação
motora;
§
Carimbo das
mãos (lateralidade);
§
Trabalhar
socialização.
§
Percepção
auditiva;
►Musica: A cobra não pé
A cobra não tem pé.
A cobra não tem mão;
Como é que cobra sobe num pezinho de limão.
A cobra não tem mão;
Como é que cobra sobe num pezinho de limão.
Estica encolhe seu corpo é todo mole,
Estica encolhe seu corpo é todo mole.
Estica encolhe seu corpo é todo mole.
A cobra não tem mão.
A cobra não tem pé.
Como é que a cobra sobe num pezinho de café.
A cobra não tem pé.
Como é que a cobra sobe num pezinho de café.
Estica encolhe seu corpo é todo mole,
Estica encolhe seu corpo é todo mole.
Estica encolhe seu corpo é todo mole.
§
Imitar o movimento da cobra;
§
Conhecer as parte do corpo;
§
Trabalhar a paciência (aguardar sua vez de usar o brinquedo);
§
Trabalhar socialização;
§
Atenção com relação aos movimentos;
§
Participação.
Avaliação
Os alunos
adquiriram conhecimento através da musicalização, interagindo com os colegas e
vivenciando situações novas e enriquecedoras. As atividades realizadas foram
sugestões das crianças que demonstraram interesse e participação durante todos
os momentos do projeto.
Finalizamos o
projeto com uma linda exposição das atividades realizadas pelos alunos no final
deste semestre.
FONTE: Capitulo 5: Tramando Fios
e Estruturando os Projetos, do livro: Projetos Pedagógicos na educação infantil
(BARBOSA; HORN, 2008).
Nenhum comentário:
Postar um comentário