quinta-feira, 15 de março de 2012


 PROJETO : O folclore e o mundo dos sabores e brincadeiras.
 O projeto foi escolhido pela necessidade de levar aos alunos o resgate das histórias populares, brincadeiras sem violências, pois traz as histórias passadas de pai para filho, além de integrar  família e a Escola.
  Através das observações realizadas na rotina da turma, podemos perceber que há necessidade de ser trabalhada a sociabilidade, valores fundamentais e é importante valorizar o saber dividir, dentro do espaço escolar, ter atitudes que oportunizem, auto-estima como também à fraternidade e a solidariedade e a formação da identidade cultural da criança.         
             “O folclore  infantil brasileiro precisa ser reconhecido como saber fundamental para sociedade, pois possibilita a retomada de paradigmas importantes, capazes de recriar valores fundamentais para a construção de uma sociedade de iguais. Se brincando a criança exercita a vida, como será a conseqüência na vida social de uma brincadeira sem toque, sem a tensão dos contrários, sem o espaço de saberes diferentes e até conflitantes. Tudo vira brincadeira: caixas, papel, sucatas, saberes, pequenas coisas. A brincadeira de tradição popular nos devolve nossa condição de brincadeiras, reaprendemos a brincar uma energia do próprio corpo, com coleguinha, sem a necessidade de ter e possuir nada, somente à vontade de brincar. Quando a Escola descobrir isso vai contribuir cada vez mais para a formação de cidadãos criativos capazes de recriar a realidade, diz Nair. Ela completa: O folclore infantil tem que estar presente na Escola e na creche não como um tema, mas como uma forma maravilhosa e divertida de brincar, pois ela é uma construção da humanidade e, dede que o homem é homem, ele brinca e tem necessidade de brincar para estar vivo.” (Nairzinho) 
A satisfação que as histórias infantis e as brincadeiras de faz de conta e as brincadeiras de roda são essenciais no seu desenvolvimento motor e intelectual.
Objetivo Geral:
-  Incentivar a pesquisa, identificar o que é folclore, resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas, estimular a criatividade e a imaginação, valorizar a diversidade cultural.
-Proporcionar um desenvolvimento amplo de hábitos através da música, contar histórias curtas, utilização de fantoches, manuseios de livros com figuras que proporcionam crescimentos físicos, psicológicos, perceptivos, sociais e verbais.Preparando a criança para ser inserida no mundo.
 Objetivos:
·        Valorizar as comidas típicas regionais;
·        Conhecer a diversidade dos nomes em determinadas regiões;
·        Integrar música, histórias e artes visuais em um mesmo tempo;
·        Aproximar as crianças da cultura popular brasileira;
·        Apresentar as lendas regionais;
·        Enriquecer o momento de contação de histórias, usando valorização do idoso da família e da criança;
·        Ampliar o repertório dos alunos e aproximá-los do folclore brasileiro;
·        Valorizar as histórias contadas e brincadeiras trazidas pelos alunos.
 Conteúdos:
·        Número e quantidade;
·        Pé-de-lata – exploração dos sentidos (jogos);
·        Teatro – integração dos alunos (trabalho em grupo)
·        Mascaras histórias;
·        Meio-ambiente (cuidados);
·        Vocabulário – lateralidade e espaço temporal;
·        Brincadeiras e rodas cantadas;
·        Dobraduras e entrevista com os pais;
·        Motricidade fina e ampla;
·        Corrida do saco, história dos avós;
·        Amarelinho telefone sem fio;
·        Receitas de família (livros)
Procedimentos:
·        Cantigas de roda (exploração das musicas relacionadas ao tema) (em anexo)
·        Confecção do Boi-Bumbá com material de sucata (em anexo)
·        Explorar textos informativos do folclore regional;
·        Reprodução e reconto das histórias;
·        Exploração de jogos  pedagógicos (anexo)
·        Confecção de murais e cartazes;
·        Realização das atividades de recorte e colagem de gravuras;
·        Realização de atividades matemática, explorando seqüência de figuras , tamanho, formas, lógica-matemática.
·        Participação da família (avós)
·        Envolver a família junto à escola;
·        Realização de atividade de artes que expõe técnicas variadas: dobraduras, desenhos, utilizando-se de materiais de sucatas;
·        Elaboração de comidas regionais 
·        Motivação de integração familiar, participando dos eventos (culminância);
·        Trabalhar os sentidos: visão, audição, olfato e paladar;
·        Propor sistemáticas, brincadeiras em grupos,integrando os alunos através de grupos, integrando os alunos através de rodinhas a fim de possibilitar o conhecimento e a aproximação das crianças;
·        Organizar atividades individuais como confecções de desenhos, posturas e dobraduras.
Recursos:
·        papéis diversos,
·        jogos pedagógicos,
·        CDs,
·        Livros infantis,
·        Cola;
·        Tesoura;
·        Material de sucatas: latas, cordão, papel crepom,papel cartaz, cartolina;
·        Tinta tempera;
·        Lápis de cor, giz de cera;
·        Copos plásticos;
·        Garrafas pet;
·        Copos de iogurte;
·        Rolos de papel higiênico.
Culminância:
  Exposição dos trabalhos na feira do faz de conta (teatro, dança, cartazes e brincadeiras).
Avaliação:
 O projeto será avaliado no decorrer das atividades propostas, observando o interesse, a participação e o desenvolvimento da criança registrando no dia a dia o resultado no caderno de planejamento. Este projeto também contribuirá para o desenvolvimento do hábito de leitura, curiosidade, respeito pelo próximo através dos valores, conhecimento da cultura de diversas regiões e ainda para que os alunos desenvolvam com as atividades e vivenciem, de maneira concreta, lendas, poesias, cantigas de roda e comidas típicas em um trabalho coletivo.
·       FONTE;  Apud: Nairzinho, pág.136 - Coleção Clave de Sol série - Espaço Brincar
·        Guia pratica para professores  ed. Infantil - ed. Oceano.
·        Projetos escolares creche  - Ed online.
·        Guia escolar ed. Alto astral
·        Canta e dança – Suzana sanson, graça lima -  brinque book
·        Baú do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário