PROJETO : O folclore e o mundo dos sabores e
brincadeiras.
O projeto foi escolhido pela necessidade de levar aos alunos o
resgate das histórias populares, brincadeiras sem violências, pois traz as histórias
passadas de pai para filho, além de integrar família e a Escola.
Através das observações realizadas na rotina da turma, podemos
perceber que há necessidade de ser trabalhada a sociabilidade, valores
fundamentais e é importante valorizar o saber dividir, dentro do espaço
escolar, ter atitudes que oportunizem, auto-estima como também à fraternidade e
a solidariedade e a formação da identidade cultural da
criança.
“O folclore infantil
brasileiro precisa ser reconhecido como saber fundamental para sociedade, pois
possibilita a retomada de paradigmas importantes, capazes de recriar valores
fundamentais para a construção de uma sociedade de iguais. Se brincando a
criança exercita a vida, como será a conseqüência na vida social de uma
brincadeira sem toque, sem a tensão dos contrários, sem o espaço de saberes
diferentes e até conflitantes. Tudo vira brincadeira: caixas, papel, sucatas,
saberes, pequenas coisas. A brincadeira de tradição popular nos devolve nossa
condição de brincadeiras, reaprendemos a brincar uma energia do próprio corpo,
com coleguinha, sem a necessidade de ter e possuir nada, somente à vontade de
brincar. Quando a Escola descobrir isso vai contribuir cada vez mais para a
formação de cidadãos criativos capazes de recriar a realidade, diz Nair. Ela
completa: O folclore infantil tem que estar presente na Escola e na creche não
como um tema, mas como uma forma maravilhosa e divertida de brincar, pois ela é
uma construção da humanidade e, dede que o homem é homem, ele brinca e tem
necessidade de brincar para estar vivo.” (Nairzinho)
A satisfação que as histórias infantis e as brincadeiras de faz de conta
e as brincadeiras de roda são essenciais no seu desenvolvimento motor e
intelectual.
Objetivo
Geral:
- Incentivar a pesquisa, identificar o que é folclore,
resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas, estimular a criatividade e a
imaginação, valorizar a diversidade cultural.
-Proporcionar um desenvolvimento amplo de hábitos através da música,
contar histórias curtas, utilização de fantoches, manuseios de livros com
figuras que proporcionam crescimentos físicos, psicológicos, perceptivos,
sociais e verbais.Preparando a criança para ser inserida no mundo.
Objetivos:
· Valorizar as comidas típicas
regionais;
· Conhecer a diversidade dos
nomes em determinadas regiões;
· Integrar música, histórias e
artes visuais em um mesmo tempo;
· Aproximar as crianças da
cultura popular brasileira;
· Apresentar as lendas
regionais;
· Enriquecer o momento de contação
de histórias, usando valorização do idoso da família e da criança;
· Ampliar o repertório dos
alunos e aproximá-los do folclore brasileiro;
· Valorizar as histórias
contadas e brincadeiras trazidas pelos alunos.
Conteúdos:
· Número e quantidade;
· Pé-de-lata – exploração dos
sentidos (jogos);
· Teatro – integração dos
alunos (trabalho em grupo)
· Mascaras histórias;
· Meio-ambiente (cuidados);
· Vocabulário – lateralidade e
espaço temporal;
· Brincadeiras e rodas
cantadas;
· Dobraduras e entrevista com
os pais;
· Motricidade fina e ampla;
· Corrida do saco, história
dos avós;
· Amarelinho telefone sem fio;
· Receitas de família (livros)
Procedimentos:
· Cantigas de roda (exploração
das musicas relacionadas ao tema) (em anexo)
· Confecção do Boi-Bumbá com
material de sucata (em anexo)
· Explorar textos informativos
do folclore regional;
· Reprodução e reconto das histórias;
· Exploração de jogos
pedagógicos (anexo)
· Confecção de murais e
cartazes;
· Realização das atividades de
recorte e colagem de gravuras;
· Realização de atividades
matemática, explorando seqüência de figuras , tamanho, formas,
lógica-matemática.
· Participação da família
(avós)
· Envolver a família junto à
escola;
· Realização de atividade de
artes que expõe técnicas variadas: dobraduras, desenhos, utilizando-se de
materiais de sucatas;
· Elaboração de comidas
regionais
· Motivação de integração
familiar, participando dos eventos (culminância);
· Trabalhar os sentidos:
visão, audição, olfato e paladar;
· Propor sistemáticas,
brincadeiras em grupos,integrando os alunos através de grupos, integrando os
alunos através de rodinhas a fim de possibilitar o conhecimento e a aproximação
das crianças;
· Organizar atividades
individuais como confecções de desenhos, posturas e dobraduras.
Recursos:
· papéis diversos,
· jogos pedagógicos,
· CDs,
· Livros infantis,
· Cola;
· Tesoura;
· Material de sucatas: latas,
cordão, papel crepom,papel cartaz, cartolina;
· Tinta tempera;
· Lápis de cor, giz de cera;
· Copos plásticos;
· Garrafas pet;
· Copos de iogurte;
· Rolos de papel higiênico.
Culminância:
Exposição dos trabalhos na feira do faz de conta (teatro, dança,
cartazes e brincadeiras).
Avaliação:
O projeto será avaliado no decorrer das atividades propostas,
observando o interesse, a participação e o desenvolvimento da criança
registrando no dia a dia o resultado no caderno de planejamento. Este
projeto também contribuirá para o desenvolvimento do hábito de leitura, curiosidade,
respeito pelo próximo através dos valores, conhecimento da cultura de diversas
regiões e ainda para que os alunos desenvolvam com as atividades e vivenciem,
de maneira concreta, lendas, poesias, cantigas de roda e comidas típicas
em um trabalho coletivo.
· FONTE; Apud: Nairzinho, pág.136 -
Coleção Clave de Sol série - Espaço Brincar
· Guia pratica para
professores ed. Infantil - ed. Oceano.
· Projetos escolares
creche - Ed online.
· Guia escolar ed. Alto astral
· Canta e dança – Suzana
sanson, graça lima - brinque book
· Baú do professor.
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