PROJETO BRINCAR
Objetivo
· Resgatar a cultura popular-
as brincadeiras da mamãe, do papai, da vovó – com seus costumes, tradições, as
manifestações artísticas de um povo produzidas espontaneamente e passada de
geração em geração.
· Apresentar diversas culturas
mostrando a importância de cada um.
Justificativa
Já sabemos
que a criança corre, pula, grita, joga, fala alto, faz coisas que nós adultos
nem sempre entendemos. Essas crianças estão todo o tempo em movimento, hora
brincando de corrida hora plugada no vídeo-game ou ainda sintonizada em um
programa de televisão.
Acreditamos que é preciso
resgatar as brincadeiras de ruas envolvendo as crianças na cultura dos pais.
Segundo Piaget, na fase dos 4 aos
6 anos, a criança já começa a relacionar-se socialmente, e como as relações
sociais exigem respeito ao outro, concordância com as regras estipuladas,
acreditamos que as brincadeiras de rua, além de resgatar a cultura, contribuem
para essa interação.
O uso da linguagem corporal
ajuda a criança descobrir e conhecer o mundo, desenvolve a cooperação e os
confrontos infantis, dentre outras habilidades, portanto, o brincar de roda,
amarelinha, bambolê, etc...qualquer que seja a atividade escolhida, trata-se sobretudo de uma brincadeira que faz parte do mundo infantil, que provavelmente
serão significativas para as crianças, preocupando-se com a aprendizagem.
Metodologia
Através de movimentos
rítmicos e diversificados as crianças vão criar situações novas a cada tipo de
atividade.
Dispondo as crianças em círculos,
elaboramos situações de disputa em que
elas serão desafiadas a vencerem seus próprios limites – quem deixa o bambolê
cair por último, quem termina a amarelinha primeiro, quem acerta os movimentos
das cantigas de roda...
Apresentação
Acolheremos as crianças
convidando-as a fazerem um aquecimento.
Em um semicírculos cantamos uma breve música com elas e
passaremos a explicar o desenvolvimento das brincadeiras e as regras que
acompanham cada uma.
Depois é só alegria e diversão.
Procedimento/Desenvolvimento
Habilidades desenvolvidas:
· coordenação motora
· equilíbrio
· lateralidade
· socialização
· noções de tempo
Bambolê
Essa atividade pode ser
desenvolvida individualmente, em duplas ou coletivas.
Como brincar – com um bambolê, a
criança deverá fazer arco em várias partes do corpo enquanto cantarola músicas
como: “Mariana conta 1, 1 conta Mariana, é um é Ana, viva a Mariana, viva a
Mariana..”
OBS.: Caso haja competição,
vencerá quem demorar mais para deixar o
bambolê cair.
Amarelinha
Com essa atividade
trabalhamos o conceito de lateralidade(direita, esquerda), equilíbrio e também
a contagem de números ou letras do alfabeto.
Como brincar – com uma pedrinha,
ou um saquinho de areia, a criança saltará as casas que estiverem livre, ora
para a direita, ora para a esquerda, e dependendo do desenho da amarelinha, a
criança poderá pular sempre em frente.
OBS.: Caso haja competição,
vencerá quem chegar ao “céu” primeiro.
Roda
A criança será desafiada a
fazer correspondência entre os movimentos da música e a parte do corpo
respectivamente.
Para desenvolver a coordenação
motora, além da acuidade auditiva, favorece a dicção através da articulação das
palavras.
Como brincar – formando círculo
e de mãos dadas, as crianças ao ritmo de uma música vão rodando ora para a
direita ora para a esquerda obedecendo ao comando da música, possibilitando as
crianças discriminar os ritmos naturais como: marcha, salto, corridas,
palmas...
Avaliação
Participativa.
· Avaliaremos a interação
entre o grupo(socialização), a quebra do individualismo tão presente nesse
fase;
· Como as crianças trabalham
com o diferente;
· O que elas aprenderam sobre
as brincadeiras tradicionais.
Bibliografia
FREIRE,João
Batista.Educação de corpo inteiro-teoria e prática da educação física.São
Paulo,scipione,1997.pg.198a190.
FERREIRA,Idalina Ladeira;CALDAS,Sarab P.Souza.Atividades na
Pré-escola.SãoPaulo.Saraiva,1999.pg.175,182.
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