sábado, 31 de março de 2012

PROJETO BRINCAR


PROJETO BRINCAR

Objetivo
·   Resgatar a cultura popular- as brincadeiras da mamãe, do papai, da vovó – com seus costumes, tradições, as manifestações artísticas de um povo produzidas espontaneamente e passada de geração em geração.
·   Apresentar diversas culturas mostrando a importância de cada um.

Justificativa

              Já sabemos que a criança corre, pula, grita, joga, fala alto, faz coisas que nós adultos nem sempre entendemos. Essas crianças estão todo o tempo em movimento, hora brincando de corrida hora plugada no vídeo-game ou ainda sintonizada em um programa de televisão.
              Acreditamos que é preciso resgatar as brincadeiras de ruas envolvendo as crianças na cultura dos pais.
              Segundo Piaget, na fase dos 4 aos 6 anos, a criança já começa a relacionar-se socialmente, e como as relações sociais exigem respeito ao outro, concordância com as regras estipuladas, acreditamos que as brincadeiras de rua, além de resgatar a cultura, contribuem para essa interação.
               O uso da linguagem corporal ajuda a criança descobrir e conhecer o mundo, desenvolve a cooperação e os confrontos infantis, dentre outras habilidades, portanto, o brincar de roda, amarelinha, bambolê, etc...qualquer que seja a atividade escolhida,  trata-se sobretudo de uma brincadeira que faz  parte do mundo infantil, que provavelmente serão significativas para as crianças, preocupando-se com a aprendizagem.

Metodologia

              Através de movimentos rítmicos e diversificados as crianças vão criar situações novas a cada tipo de atividade.
              Dispondo as crianças em círculos, elaboramos  situações de disputa em que elas serão desafiadas a vencerem seus próprios limites – quem deixa o bambolê cair por último, quem termina a amarelinha primeiro, quem acerta os movimentos das cantigas de roda...

Apresentação

              Acolheremos as crianças convidando-as a fazerem um aquecimento.
              Em um semicírculos  cantamos uma breve música com elas e passaremos a explicar o desenvolvimento das brincadeiras e as regras que acompanham cada uma.
              Depois é só alegria e diversão.

Procedimento/Desenvolvimento
            
              Habilidades desenvolvidas:
·   coordenação motora
·   equilíbrio
·   lateralidade
·   socialização
·   noções de tempo
             
              Bambolê
              Essa atividade pode ser desenvolvida individualmente, em duplas ou coletivas.
              Como brincar – com um bambolê, a criança deverá fazer arco em várias partes do corpo enquanto cantarola músicas como: “Mariana conta 1, 1 conta Mariana, é um é Ana, viva a Mariana, viva a Mariana..”
              
               OBS.: Caso haja competição, vencerá  quem demorar mais para deixar o bambolê cair.

               Amarelinha

                   Com essa atividade trabalhamos o conceito de lateralidade(direita, esquerda), equilíbrio e também a contagem de números ou letras do alfabeto.
               Como brincar – com uma pedrinha, ou um saquinho de areia, a criança saltará as casas que estiverem livre, ora para a direita, ora para a esquerda, e dependendo do desenho da amarelinha, a criança poderá pular sempre em frente.
               OBS.: Caso haja competição, vencerá quem chegar ao “céu” primeiro.
              Roda
                  A criança será desafiada a fazer correspondência entre os movimentos da música e a parte do corpo respectivamente. 
               Para desenvolver a coordenação motora, além da acuidade auditiva, favorece a dicção através da articulação das palavras.
               Como brincar – formando círculo e de mãos dadas, as crianças ao ritmo de uma música vão rodando ora para a direita ora para a esquerda obedecendo ao comando da música, possibilitando as crianças discriminar os ritmos naturais como: marcha, salto, corridas, palmas...

               Avaliação
               Participativa.
·   Avaliaremos a interação entre o grupo(socialização), a quebra do individualismo tão presente nesse fase;
·   Como as crianças trabalham com o diferente;
·   O que elas aprenderam sobre as brincadeiras tradicionais.

                Bibliografia

                FREIRE,João Batista.Educação de corpo inteiro-teoria e prática da educação física.São Paulo,scipione,1997.pg.198a190.
                FERREIRA,Idalina Ladeira;CALDAS,Sarab P.Souza.Atividades na Pré-escola.SãoPaulo.Saraiva,1999.pg.175,182.

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