Ensino Fundamental
Titulo:A construção de valores na escola
Objetivo da Pesquisa: Analisar o processo de construção dos valores
que ocorre na escola.considerando que as inúmeras mudanças na sociedade
impuseram à escola e aos profissionais que nela atuam uma responsabilidade que
era atribuída, numa primeira fase de construção, à família? Partindo do
pressuposto de que essa rede de fatores está diretamente relacionada à queixa
de que os valores estão em crise ou de que vivemos uma crise de valores, como a
escola, enquanto instituição social, constituída por diferentes compreensões
dos e de que valores são essenciais para garantir a adaptação do indivíduo à
sociedade, está oportunizando a formação desse aluno, tanto no que se refere ao
aprendizado dos conhecimentos sistematizados, quanto da constituição ética e moral?
O que é necessário para que esse aluno alcance essa condição?
Referencial Teórico: Constituída por uma amostra de professores
que atuam no ensino fundamental de 1ª a 4ª séries.
Metodologia: Através da análise de dados coletados
através de uma investigação realizada com quarenta professores, que atuam no
ensino fundamental, particularmente de 1ª a 4ª série. Como procedimento de
coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por questões abertas e
fechadas e, como procedimento de análise de dados, a análise de conteúdo. Das
questões que compuseram o procedimento de coleta de dados, analisaremos, nesse artigo,
somente os aspectos relacionados à compreensão dos professores sobre o papel da
escola e de seus profissionais no processo de construção de valores.
A escola é o espaço
da diversidade, atende crianças/alunos de diferentes meios sócio-culturais,
familiares, com experiências, aprendizagens, conceitos, leituras e
representações de mundo, de valores, formas de julgamento e de comportamento
distintos. Esses alunos não chegaram à escola como folhas em branco, abertas
para receberem as marcas de uma formação moral que a escola tem para oferecer.
Ao contrário, são alunos que estão em processos de formação. Anterior ao
ingresso à escola, a formação da criança era predominantemente heterônoma.
Nesse sentido, o primeiro grande desafio no que se refere à formação ética
Os valores que
refletem a particular sensibilidade que a escola deve ter em relação a certos
problemas do momento. As escolas possuem o compromisso com uma educação que
estimule a autonomia dos alunos; que os oriente para o respeito a si mesmo e
aos demais, para a solidariedade, para o compromisso com os mais frágeis, que
os prepare para respeitar a natureza, ser sensíveis ao multiculturalismo, para
fazer o que estiver ao seu alcance com a intenção de trabalhar pela paz e pela
igualdade entre os povos e as pessoas.
Conclusões: Após tecer os
sentidos atribuídos por professores que atuam no ensino fundamental sobre o
papel da escola e de seus profissionais na construção de valores, reiteramos a
posição de que a escola, enquanto instituição social e espaço de açãoreflexão ,
possui um papel fundamental no processo de construção e de reconstrução dos valores
que norteiam o agir dos alunos. Mesmo que os professores que constituíram a amostra
dessa pesquisa representem um “olhar”, uma leitura particular de uma realidade escolar
determinada verificamos uma forte intenção, por parte desses profissionais, em resgatar
o tema dos valores no contexto educacional.Entendemos que a escola, consciente
de seu papel formativo e instrutivo, não pode trabalhar com os alunos qualquer
valor e de qualquer forma. Caso contrário, o valor trabalhado poderá não se
constituir como valor para eles. É importante que a escola
reconheça a centralidade do tema dos valores e introduza-o como uma dimensão
essencial do currículo, visando garantir ao indivíduo-cidadão1 a construção de uma
relação crítica com os valores que possui e disponibilidade de reorganização e reinserção
do conjunto de valores que almeja construir. Mesmo considerando a heterogeneidade
de valores que regem a sociedade contemporânea, esse fato não impede que se
possa delimitar um pequeno número de valores que constitua uma base ética comum,
a saber: a justiça, o respeito pelo outro, a equidade, o respeito pela verdade. Tais valores,
considerados valores morais universais, isto é, suscetíveis de serem aplicados
a todas as pessoas, sempre, e em todas as circunstância. Além disso, como
trabalhar com os valores. Possivelmente, esse
tipo de intervenção mais prejudicará do que possibilitará a formação
moral do aluno. Assim, estamos nos posicionando a favor de metodologias que não
objetivem somente ensinar normas e regras, o que deve ou o que não deve ser feito,
mas espaços educativos que valorizem o diálogo, a troca de idéias, negociações,
acordos e consensos; coloquem o aluno no papel de intérprete de problemas
éticos e morais surgidos na escola e fora dela.
Autor: Maria Teresa Ceron Trevisol
Nenhum comentário:
Postar um comentário