Educação Infantil
Título: A pré-escola vista pelas crianças
Objetivo da Pesquisa :Analisar as percepções das
professoras,
das crianças e de
suas famílias acerca da rotina na pré-escola. perspectiva das crianças. Neste sentido,
apresenta a visão das crianças acerca da instituição que
frequentam, das práticas pedagógicas relacionadas à organização do espaço e do
tempo e das professoras com as quais convivem.
METODOLOGIA :Dar voz às crianças pequenas, nessa
pesquisa, A primeira delas diz respeito
à minha inexperiência em “ouvir” e em “considerar”, de fato, a fala das
crianças, seja através do dito e/ou do não dito. A segunda razão refere-se à
insuficiência de referências teórico-metodológicas
A escolha dos
instrumentos que permitissem a escuta do que tinham a dizer as
crianças de quatro a
seis anos de idade acerca do cotidiano da instituição que
frequentam
representou outro desafio, especialmente, porque a criança desta faixa etária já possui conhecimentos suficientes para
supor o que “deve” ou “não deve” ser dito a um adulto. Aliado a isso, ela também
começa a exercer algum controle sobre o que quer dizer ou omitir ao
pesquisador.
Assim, reconhecendo a
necessidade de utilizar instrumentos que pudessem
trazer, mesmo de
maneira indireta, as percepções das crianças acerca do tema enfocado,
incluindo aí as
informações que, supostamente, elas não estariam seguras de revelar, baseado nas “Histoires à Completer”, de
Madeleine B. Thomas, e “Desenhos com
Estórias”, a partir dos Desenhos – Estórias, do Dr. Walter Trinca
CONCLUSÕES As crianças parecem não estar satisfeitas
com a escola e as práticas ali desenvolvidas. A ausência do contexto escolar ; experiências
que envolvem medo, violência, hostilidade, dor e solidão são indícios É importante destacar
que as crianças, apesar de parecerem estar percebendo a sua experiência escolar
como algo pouco agradável, reafirmam o desejo de estar na escola e de aprender.
Aprender brincando. Aprender de forma significativa, prazerosa, apesar do
“dever”. Vale ressaltar,
ainda, que muitas das sugestões apontadas pelas crianças para tornar a escola um
espaço de convivência agradável e estimulante constituem as condições básicas
que deveriam existir em qualquer instituição de Educação Infantil, como
professoras qualificadas, engajadas às
necessidades reais de seus alunos; espaços amplos dotados de materiais e de
equipamentos destinados à brincadeira; livros de literatura infantil em
quantidade suficiente; proposição de atividades significativas etc. Tudo isso
tem sido proposto também por pesquisadores e por muitos profissionais da área,
Autor: Rosimere Costa de Andrade Cruz
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