sábado, 12 de maio de 2012

PROJETO PERCEPÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Educação Infantil
Título: A pré-escola vista pelas crianças
Objetivo da Pesquisa :Analisar as percepções das professoras,
das crianças e de suas famílias acerca da rotina na pré-escola.  perspectiva das crianças. Neste sentido, apresenta a visão das crianças acerca da instituição que frequentam, das práticas pedagógicas relacionadas à organização do espaço e do tempo e das professoras com as quais convivem.
METODOLOGIA :Dar voz às crianças pequenas, nessa pesquisa,  A primeira delas diz respeito à minha inexperiência em “ouvir” e em “considerar”, de fato, a fala das crianças, seja através do dito e/ou do não dito. A segunda razão refere-se à insuficiência de referências teórico-metodológicas
A escolha dos instrumentos que permitissem a escuta do que tinham a dizer as
crianças de quatro a seis anos de idade acerca do cotidiano da instituição que
frequentam representou outro desafio, especialmente, porque a criança desta faixa etária  já possui conhecimentos suficientes para supor o que “deve” ou “não deve” ser dito a um adulto. Aliado a isso, ela também começa a exercer algum controle sobre o que quer dizer ou omitir ao pesquisador.
Assim, reconhecendo a necessidade de utilizar instrumentos que pudessem
trazer, mesmo de maneira indireta, as percepções das crianças acerca do tema enfocado,
incluindo aí as informações que, supostamente, elas não estariam seguras de revelar,   baseado nas “Histoires à Completer”, de Madeleine B. Thomas, e “Desenhos com Estórias”, a partir dos Desenhos – Estórias, do Dr. Walter Trinca
CONCLUSÕES As crianças parecem não estar satisfeitas com a escola e as práticas ali desenvolvidas. A ausência do contexto escolar ; experiências que envolvem medo, violência, hostilidade, dor e solidão são indícios  É importante destacar que as crianças, apesar de parecerem estar percebendo a sua experiência escolar como algo pouco agradável, reafirmam o desejo de estar na escola e de aprender. Aprender brincando. Aprender de forma significativa, prazerosa, apesar do “dever”. Vale ressaltar, ainda, que muitas das sugestões apontadas pelas crianças para tornar a escola um espaço de convivência agradável e estimulante constituem as condições básicas que deveriam existir em qualquer instituição de Educação Infantil, como professoras qualificadas, engajadas  às necessidades reais de seus alunos; espaços amplos dotados de materiais e de equipamentos destinados à brincadeira; livros de literatura infantil em quantidade suficiente; proposição de atividades significativas etc. Tudo isso tem sido proposto também por pesquisadores e por muitos profissionais da área,
Autor: Rosimere Costa de Andrade Cruz

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