1.
Título
do projeto: Cantinho faz de conta - leitura
Nesta faixa etária, a descoberta e o
conhecimento pela leitura é de estrema importância, para a criança, pois é
neste período que ela inicia os primeiros processos de conhecimento e interação
no mundo que a cerca.
Ao trabalhar a leitura, o professor,
deve propor atividades práticas como um cantinho da leitura , vivenciar
situações do dia a dia e novos conceitos para a aprendizagem das mesmas ,
incentivando a imaginação e aprimorando o desenvolvimento da linguagem.
No trabalho com a Educação Infantil,
deve-se criar um espaço lúdico e concreto onde as crianças construam a base
inicial de sua personalidade. Esta base deve ser oferecida dentro do currículo
da Educação Infantil.
A criança é um ser ativo em processo de
construção, por isso cabe a escola criar espaços onde ela explore, pesquise e
tire suas conclusões, adquira novas competências em relação a leitura.
LEITURA DE HISTÓRIAS:
A leitura efetiva de história, por parte do adulto faz
com que as crianças entrem em contato com um tipo particular de discurso: o
discurso narrativo.
Elas aprendem alguns conceitos relacionados com o que
está impresso: o livro como suporte, capa, páginas, ilustrações, elementos do
texto.
Está demonstrado que a a proximidade física dos livros
influi no interesse e no entusiasmo das crianças.
Os livros infantis são mensagens transmitidas socialmente
durante os anos de informação dos cidadãos.
2.
Justificativa
As pesquisas mostram que as crianças pequenas pensam no
texto escrito muito antes que imaginamos. À medida que vão operando com a
escrita vão entendendo como ela funciona.
O mundo do texto está nos livros, nos cartazes, nas
revistas, nos jornais e nas leituras em voz alta feita pelos alunos.
A leitura, a escrita e a linguagem oral se desenvolvem
separadamente. Elas atuam de maneira interdependente.
É necessário que as crianças participem de situações onde
a escrita adquire significação.
Ler equivale a buscar significados nos textos.
Ao ler, o leitor usa a informação gráfica do texto, mas
também utiliza uma informação não-visual, construída por seus conhecimentos prévios
sobre a linguagem, sobre o tema que lê e sobre o tipo de texto.
OBJETIVOS:
- Incorporar a atividade de leitura em voz alta dentro da programação diária.
- Entrar em contato com o material gráfico impresso
- Propiciar o contato com os portadores ou suportes de textos (rótulos, cartazes, enciclopédias, livros, revistas, jornais)
- Trabalhar diariamente com a Literatura Infantil.
DESENVOLVIMENTO:
- Listar as histórias já conhecidas pela turma e as que vamos contar.
- Reescrever algumas histórias.
- Criar histórias mudas.
- Conhecer os diversos tipos de histórias - fábulas - lendas - novela - história muda - história em quadrinhos...
- Recontar histórias.
- Emprestar livros para as crianças levarem para casa.
- Incentivar a criação de biblioteca particular.
- Criar a hora do conto.
2.1.
De
ensino (instituições / professores)
Proporcionar
o desenvolvimento integral das crianças, promovendo uma ação reflexiva e
favorecer uma livre expressão, buscando novas maneiras de interagir com a
realidade que está inserida.
3.
Conteúdos
(áreas do conhecimento)
3.1.
Formação Pessoal e Social: Identidade e
autonomia:
O
aluno constrói o seu conhecimento através das relações estabelecidas com os
grupos sociais que se encontra. A escola propicia o convívio com diversos tipos
de grupos sociais.
Os
professores deveram propiciar estas relações com outros grupos sociais, através
de atividades na escola juntamente com a comunidade em que o aluno está
inserido, assim os indivíduos irão construir sua identidade e sua autonomia.
3.2.
Conhecimento
de Mundo:
3.2.1.
Movimento
Visualização de figuras
Brincadeiras envolvendo o tema da leitura
Rodas para contar histórias.
3.2.2.
Música
- Interpretação de músicas conhecidas e desconhecidas nas
histórias.
3.2.3.
Artes
visuais
- Atividades de pintura, recorte, colagem
- Modelagem
- Confecções de livrinhos com desenhos das histórias.
- Dramatizações.
- Confecções de desenhos e fantoches referentes a cada
história
3.2.4.
Linguagem
oral e escrita
- Expressão verbal
- Histórias: seqüências, personagens, enredo, memória.
- Coordenação motora ampla
- Memória auditiva
3.2.5.
Matemática
- Classificação, seriação, inclusão, quantificação
- Número de 0 até 10
4.
Avaliação
4.1.
Desempenho
da criança
A avaliação será mediante acompanhamento e registro do
desenvolvimento da criança, com um processo de ensino-aprendizagem, permanente
de ação e reflexão com uma análise crítica sobre as ações educativas. Também
através das atividades e dos trabalhos realizados.
4.2.
Desenvolvimento
do projeto em si
Acredito que em conjunto com as crianças
criaremos caminhos criativos e desafiadores. E de uma forma integrada juntos
aprenderemos, experimentando, investigando e construindo novos conceitos
significativos.
Este projeto Cantinho faz de conta nos
proporcionaram momentos de descobertas através de experimentos, de pesquisa e
principalmente interação da família com a escola.
5.
Referências
(do projeto – livros de histórias, cd’s, etc.)
Livros de literatura diversos, a panela encantada que
cozinhava mingau, calor e frio (editora Arco Íris Ltda. Coleção Contos), um
amigo para sempre –Marina Colasanti (Editora Quinteto), Reciclar é preciso
(Coleção Meio Ambiente Editora Idéias),
e Gato Pirado (Lucia Reis Editora- Paulinas) Quero te Contar uma
História Mônica Guttmann(Editora Paulinas). A Ajuda –Suellen Adur- Trabalho realizado por:
Karine Lamberti, Vanderleia Olegar, Amarilda Sanches
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