sábado, 12 de maio de 2012

PROJETO - O GOSTO PELA LEITURA


1.    Título do projeto: Cantinho faz de conta - leitura

Nesta faixa etária, a descoberta e o conhecimento pela leitura é de estrema importância, para a criança, pois é neste período que ela inicia os primeiros processos de conhecimento e interação no mundo que a cerca.
Ao trabalhar a leitura, o professor, deve propor atividades práticas como um cantinho da leitura , vivenciar situações do dia a dia e novos conceitos para a aprendizagem das mesmas , incentivando a imaginação e aprimorando o desenvolvimento da linguagem.
No trabalho com a Educação Infantil, deve-se criar um espaço lúdico e concreto onde as crianças construam a base inicial de sua personalidade. Esta base deve ser oferecida dentro do currículo da Educação Infantil.
A criança é um ser ativo em processo de construção, por isso cabe a escola criar espaços onde ela explore, pesquise e tire suas conclusões, adquira novas competências em relação a leitura.

LEITURA DE HISTÓRIAS: 
A leitura efetiva de história, por parte do adulto faz com que as crianças entrem em contato com um tipo particular de discurso: o discurso narrativo.
Elas aprendem alguns conceitos relacionados com o que está impresso: o livro como suporte, capa, páginas, ilustrações, elementos do texto.
Está demonstrado que a a proximidade física dos livros influi no interesse e no entusiasmo das crianças.
Os livros infantis são mensagens transmitidas socialmente durante os anos de informação dos cidadãos.

2.    Justificativa

As pesquisas mostram que as crianças pequenas pensam no texto escrito muito antes que imaginamos. À medida que vão operando com a escrita vão entendendo como ela funciona.
O mundo do texto está nos livros, nos cartazes, nas revistas, nos jornais e nas leituras em voz alta feita pelos alunos.
A leitura, a escrita e a linguagem oral se desenvolvem separadamente. Elas atuam de maneira interdependente.
É necessário que as crianças participem de situações onde a escrita adquire significação.
Ler equivale a buscar significados nos textos.
Ao ler, o leitor usa a informação gráfica do texto, mas também utiliza uma informação não-visual, construída por seus conhecimentos prévios sobre a linguagem, sobre o tema que lê e sobre o tipo de texto.

OBJETIVOS: 
  • Incorporar a atividade de leitura em voz alta dentro da programação diária.
  • Entrar em contato com o material gráfico impresso
  • Propiciar o contato com os portadores ou suportes de textos (rótulos, cartazes, enciclopédias, livros, revistas, jornais)
  • Trabalhar diariamente com a Literatura Infantil.
DESENVOLVIMENTO: 
  • Listar as histórias já conhecidas pela turma e as que vamos contar.
  • Reescrever algumas histórias.
  • Criar histórias mudas.
  • Conhecer os diversos tipos de histórias - fábulas - lendas - novela - história muda - história em quadrinhos...
  • Recontar histórias.
  • Emprestar livros para as crianças levarem para casa.
  • Incentivar a criação de biblioteca particular.
  • Criar a hora do conto.

2.1.        De ensino (instituições / professores)

           Proporcionar o desenvolvimento integral das crianças, promovendo uma ação reflexiva e favorecer uma livre expressão, buscando novas maneiras de interagir com a realidade que está inserida.

3.    Conteúdos (áreas do conhecimento)

3.1.        Formação Pessoal e Social: Identidade e autonomia:
O aluno constrói o seu conhecimento através das relações estabelecidas com os grupos sociais que se encontra. A escola propicia o convívio com diversos tipos de grupos sociais.
Os professores deveram propiciar estas relações com outros grupos sociais, através de atividades na escola juntamente com a comunidade em que o aluno está inserido, assim os indivíduos irão construir sua identidade e sua autonomia.

3.2.        Conhecimento de Mundo:

3.2.1.   Movimento
Visualização de figuras
Brincadeiras envolvendo o tema da  leitura
Rodas para contar histórias.
3.2.2.   Música
- Interpretação de músicas conhecidas e desconhecidas nas histórias.

3.2.3.   Artes visuais
- Atividades de pintura, recorte, colagem
- Modelagem
- Confecções de livrinhos com desenhos das histórias.
- Dramatizações.
- Confecções de desenhos e fantoches referentes a cada história
3.2.4.   Linguagem oral e escrita
- Expressão verbal
- Histórias: seqüências, personagens, enredo, memória.
- Coordenação motora ampla
- Memória auditiva


3.2.5.   Matemática
- Classificação, seriação, inclusão, quantificação
- Número de 0 até 10



4.    Avaliação

4.1.        Desempenho da criança

A avaliação será mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, com um processo de ensino-aprendizagem, permanente de ação e reflexão com uma análise crítica sobre as ações educativas. Também através das atividades e dos trabalhos realizados.

4.2.        Desenvolvimento do projeto em si

Acredito que em conjunto com as crianças criaremos caminhos criativos e desafiadores. E de uma forma integrada juntos aprenderemos, experimentando, investigando e construindo novos conceitos significativos.
Este projeto Cantinho faz de conta nos proporcionaram momentos de descobertas através de experimentos, de pesquisa e principalmente interação da família com a escola.
       

5.    Referências (do projeto – livros de histórias, cd’s, etc.)

Livros de literatura diversos, a panela encantada que cozinhava mingau, calor e frio (editora Arco Íris Ltda. Coleção Contos), um amigo para sempre –Marina Colasanti (Editora Quinteto), Reciclar é preciso (Coleção Meio Ambiente Editora Idéias),  e Gato Pirado (Lucia Reis Editora­- Paulinas) Quero te Contar uma História Mônica Guttmann(Editora Paulinas). A Ajuda –Suellen Adur- Trabalho realizado por:
Karine Lamberti, Vanderleia Olegar, Amarilda Sanches
            



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