sábado, 12 de maio de 2012

PROJETO TEXTOS LITERÁRIOS


 Livro:  Poliana
 Resumo do livro
Trata-se da história de uma menina de onze anos, filha de um missionário
pobre, que após ficar órfã, vai morar em outra cidade com uma tia rica, rígida e
severa, à qual não conhecia previamente. Pollyanna ensina às pessoas de sua
relação na nova comunidade o jogo do contente, que havia aprendido com seu
pai no dia em que esperava ganhar uma boneca e recebeu um par de
muletinhas. Seu pai lhe explicou que não existia nada que não pudesse ter
dentro qualquer coisa capaz de nos fazer contentes, e ela então ficou contente
por não precisar das muletinhas. E depois desse dia, criou o jogo de procurar
em tudo que há ou acontece, alguma coisa que a faça contente, e o ensina
sempre que encontra alguém triste, aborrecido ou mal-humorado.
Quem não conhece pode achar o livro piegas e bobo, mas a doçura com
que a autora construiu a personagem fez com que a história de Pollyana fosse
muito mais que um drama. A menina não é boba, não é inocente além da
conta, não sofre de autopiedade e, não é, nem de longe, o modelo perfeito de
criança. Ao contrário, é espevitada, curiosa,trevida, espirituosa e determinada.
Teima quando acha que está certa e tenta fazer de tudo que está ao seu
alcance para que as coisas saiam da forma que ela quer. Mas apesar disso, é
sempre doce e amável com todos e seu jeito espontâneo é o que acaba
cativando todos.
O grande desafio do Jogo do Contente é encontrar a felicidade em todos os
momentos, mesmo nas pequenas coisas e ainda parece não existir motivo
nenhum para ser feliz. Não é o otimismo utópico, não é aquele sentimento que
a velha máxima encerra, “no final tudo dá certo”, não é uma fuga da realidade;
é uma forma de enxergar o mundo e o que acontece nele, procurando focar no
melhor de cada coisa e de cada ser.
2. Objetivos
_ Inferir, no texto literário, a pessoa real-autor- e a pessoa ficcionalnarrador;
_ Identificar, entre as partes de um texto, relações de causa, comparação
e oposição;
_ Explicar o uso, em um texto escrito, de marcas da língua falada e seu
efeito estilístico;
_ Estabelecer relação, no interior de um texto, entre um problema
apresentado e a solução oferecida;
Diálogos Literários
4º/9 – Ensino Fundamental I
Professora: Rosenildes Almeida
Paradidático: Pollyana
Autora: Eleanor H. Porter
Editora: Nacional
_ Selecionar estratégias de reescrita de textos, considerando sua
finalidade, gênero, interlocutor e contexto;
_ Identificar os elementos constitutivos do gênero biografia;
3. Procedimentos de leitura
_Hora do Conto, Cor e Encanto
Este momento consiste em oferecer sessões de contação de histórias e de
atividades de promoção da leitura e interpretação de texto, pois o professor
precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de
referencial para a turma. Na prática as crianças serão trazidas até a biblioteca
e num espaço próprio para esta atividade, vamos promover a Hora do Conto,
ou seja, durante uma hora elas irão passar pela primeira fase, que é escutar
histórias simples, mas com um fundo psicológico, emocional, ético e moral e de
noções de preservação do meio ambiente, falando também da pluralidade
cultural, utilizando o livro Pollyana faremos a leitura compartilhada. Na segunda
fase as crianças vão aprender a interpretar a história ouvida, através de
desenhos, teatro, textos e conversas sobre os temas abordados.
_Conhecendo a autora
Investigação sobre a biografia da autora do livro nas aulas de
informática.
_Organização da biblioteca (arquivo) nas salas de aulas – Baú de
Gêneros Literários
_Apresentação do filme “Poliana”
Problematização sobre a versão do livro e a versão do filme. Elaboração
de campanha
_Momento literário: Circuito com diferentes gêneros textuais abordando o
mesmo tema
Organização de idéias, resgate sobre o gênero textual “Biografia” e
sistematização em caderno ou ficha;
_Oficina Literária;
Sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra; Oficina de
leituras e dramatização com a participação dos alunos e professores;
_ Releitura e Retextualização;
Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
Releituras conjugando a linguagem (com sínteses) como forma de tornar mais
concreta a aprendizagem.
_Palavra Mágica: Atividades em fichas
Estudos individuais e coletivos dos dados contidos no livro;
_Produção textual
Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando
características físicas e psicológicas;
4. Cronograma
Período Previsão de atividades propostas
Apresentação do livro, identificação dos gêneros
apresentados (ficha); Atividade na Biblioteca-
Releitura e retextualização do gênero biografia
Organização de equipes para trabalho em grupo (Portfólio)
Atividade em ficha Informática- Pesquisa da biografia da autora
Trabalho em grupo –
Atividade em ficha
 Socialização dos resultados
5. Sistematização do trabalho
No contato com o texto autobiográfico, incentivaremos os alunos a
descobrirem sentimentos, experiências ou pensamentos relacionados a
construção da identidade. Por meio da análise e reflexão sobre a vida de
Pollyanna, possibilitaremos o desenvolvimento de valores e atitudes
positivas em relação ao “OUTRO”, para assim, levar os alunos ao
autoconhecimento e se expressarem sobre si mesmos.
Nessa perspectiva, sistematizaremos as atividades deste projeto através
da elaboração de um portfólio, onde constarão as etapas significativas do
mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário