Livro: Poliana
Resumo do livro
Trata-se da história de
uma menina de onze anos, filha de um missionário
pobre, que após ficar
órfã, vai morar em outra cidade com uma tia rica, rígida e
severa, à qual não
conhecia previamente. Pollyanna ensina às pessoas de sua
relação na nova comunidade
o jogo do contente, que havia aprendido com seu
pai no dia em que esperava
ganhar uma boneca e recebeu um par de
muletinhas. Seu pai lhe
explicou que não existia nada que não pudesse ter
dentro qualquer coisa
capaz de nos fazer contentes, e ela então ficou contente
por não precisar das
muletinhas. E depois desse dia, criou o jogo de procurar
em tudo que há ou
acontece, alguma coisa que a faça contente, e o ensina
sempre que encontra alguém
triste, aborrecido ou mal-humorado.
Quem não conhece pode
achar o livro piegas e bobo, mas a doçura com
que a autora construiu a
personagem fez com que a história de Pollyana fosse
muito mais que um drama. A
menina não é boba, não é inocente além da
conta, não sofre de
autopiedade e, não é, nem de longe, o modelo perfeito de
criança. Ao contrário, é
espevitada, curiosa,trevida, espirituosa e determinada.
Teima quando acha que está
certa e tenta fazer de tudo que está ao seu
alcance para que as coisas
saiam da forma que ela quer. Mas apesar disso, é
sempre doce e amável com
todos e seu jeito espontâneo é o que acaba
cativando todos.
O grande desafio do Jogo
do Contente é encontrar a felicidade em todos os
momentos, mesmo nas
pequenas coisas e ainda parece não existir motivo
nenhum para ser feliz. Não
é o otimismo utópico, não é aquele sentimento que
a velha máxima encerra,
“no final tudo dá certo”, não é uma fuga da realidade;
é uma forma de enxergar o
mundo e o que acontece nele, procurando focar no
melhor de cada coisa e de
cada ser.
2. Objetivos
_ Inferir, no texto
literário, a pessoa real-autor- e a pessoa ficcionalnarrador;
_ Identificar, entre as
partes de um texto, relações de causa, comparação
e oposição;
_ Explicar o uso, em um
texto escrito, de marcas da língua falada e seu
efeito estilístico;
_ Estabelecer relação, no
interior de um texto, entre um problema
apresentado e a solução
oferecida;
Diálogos
Literários
4º/9 –
Ensino Fundamental I
Professora:
Rosenildes Almeida
Paradidático: Pollyana
Autora: Eleanor H. Porter
Editora: Nacional
_ Selecionar estratégias de
reescrita de textos, considerando sua
finalidade, gênero,
interlocutor e contexto;
_ Identificar os elementos
constitutivos do gênero biografia;
3. Procedimentos de
leitura
_Hora do Conto, Cor e
Encanto
Este momento consiste em
oferecer sessões de contação de histórias e de
atividades de promoção da
leitura e interpretação de texto, pois o professor
precisa ler para que seus
alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de
referencial para a turma.
Na prática as crianças serão trazidas até a biblioteca
e num espaço próprio para
esta atividade, vamos promover a Hora do Conto,
ou seja, durante uma hora
elas irão passar pela primeira fase, que é escutar
histórias simples, mas com
um fundo psicológico, emocional, ético e moral e de
noções de preservação do
meio ambiente, falando também da pluralidade
cultural, utilizando o
livro Pollyana faremos a leitura compartilhada. Na segunda
fase as crianças vão
aprender a interpretar a história ouvida, através de
desenhos, teatro, textos e
conversas sobre os temas abordados.
_Conhecendo a autora
Investigação sobre a
biografia da autora do livro nas aulas de
informática.
_Organização da biblioteca
(arquivo) nas salas de aulas – Baú de
Gêneros Literários
_Apresentação do filme
“Poliana”
Problematização sobre a
versão do livro e a versão do filme. Elaboração
de campanha
_Momento literário: Circuito com diferentes
gêneros textuais abordando o
mesmo tema
Organização de idéias,
resgate sobre o gênero textual “Biografia” e
sistematização em caderno
ou ficha;
_Oficina Literária;
Sessões de explanação dos
conteúdos evidenciados na obra; Oficina de
leituras e dramatização
com a participação dos alunos e professores;
_ Releitura e
Retextualização;
Solicitar que as crianças
dêem um novo final ou início à história lida;
Releituras conjugando a
linguagem (com sínteses) como forma de tornar mais
concreta a aprendizagem.
_Palavra Mágica: Atividades em fichas
Estudos individuais e
coletivos dos dados contidos no livro;
_Produção textual
Fazer textos coletivos com
a descrição dos personagens, considerando
características físicas e
psicológicas;
4. Cronograma
Período Previsão de
atividades propostas
Apresentação do livro, identificação dos
gêneros
apresentados (ficha);
Atividade na Biblioteca-
Releitura e retextualização do gênero
biografia
Organização de equipes
para trabalho em grupo (Portfólio)
Atividade em ficha Informática- Pesquisa da biografia da autora
Trabalho em grupo –
Atividade em ficha
Socialização dos resultados
5. Sistematização do
trabalho
No contato com o texto
autobiográfico, incentivaremos os alunos a
descobrirem sentimentos,
experiências ou pensamentos relacionados a
construção da identidade.
Por meio da análise e reflexão sobre a vida de
Pollyanna,
possibilitaremos o desenvolvimento de valores e atitudes
positivas em relação ao
“OUTRO”, para assim, levar os alunos ao
autoconhecimento e se
expressarem sobre si mesmos.
Nessa perspectiva,
sistematizaremos as atividades deste projeto através
da elaboração de um
portfólio, onde constarão as etapas significativas do
mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário