quarta-feira, 4 de abril de 2012

BRINCANDO COM O CORPO E COM OS SENTIDOS

O projeto em si deverá desenvolver nas crianças um conhecimento de mundo para que ela se sinta capaz de construir a sua própria historia de forma que exija dela: cooperação, interesse, curiosidade e desenvolvimento. Em suma trabalhar com esse projeto e uma forma de vincular o aprendizado escolar aos interesses e preocupações das crianças, aos problemas emergentes na sociedade que vivemos, a realidade fora da escola e as questões culturais do grupo.Os projetos vão além idos limites do currículo, pois os temas eleitos podem ser explorados em forma ampla e interdisciplinar. Justificativa: Neste projeto realizaremos atividades que desenvolva, nas crianças um conhecimento de mundo através da percepção e interpretação dos estímulos do mundo exterior e do próprio corpo,percebido através da audição,do tato,do olfato e do paladar .Perceber é ,pois,uma função psicológica: nosso cérebro é que interpreta os estímulos sensoriais,possibilitando nos distinguir as semelhanças e diferenças entre eles. Objetivo: Estimular as crianças a :rolar.agarrar. sentar engatinhar. Estimular o raciocínio e a atenção. Estimular a socialização Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente. Desenvolver a imaginação e a criatividade; Identificar suas preferências em relação a tudo o cerca, a sua realidade; Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações; Integra-se ao grupo, sabendo esperar a sua vez; Expressão por meio de desenho de forma livre e espontânea, sem intervenção direta; Participação em atividades utilizando, filmes, historias, revistas e fotos, proporcionando reconhecimentos e identificações, por meio de visualização de certas imagens e personagens. Explorar a forma corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação. Conteúdo( área de conhecimento): 1. Identidade e autonomia: • Colaboração em atividades que visem a formação do conceito de ajuda mútua, vivenciando diferencias, trocando idéias e confrontos, trabalhando o ponto de vista pessoal e do outro; • Participação em atividades de rotina de maneira interativa e independente; • Construção de conhecimento por meio de diálogos, brincadeiras, jogos e registros variados; • Interação em situações que privilegiem a construção de hábitos de higiene pessoal e social. 2 movimento: • Reconhecimento do seu próprio nome ou de seus pares, envolvendo a interação e a imitação por meio do desenhos da pintura e da modelagem. • Participação em atividade de imitação e de dramatização que desenvolva os pequenos e os grandes músculos; 3.Artes visuais: • Visita a exposição,apreciando e conhecendo obras de arte e seus autores; • Construção de imagens figurativas fixas ou em movimento, concretas ou abstratas. 4. música: • Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais; • Emissão de sons, nos diferentes instrumentos, de formas variadas; • Participação de brincadeiras culturais cantadas: roda, ciranda; 5.Linguagem oral escrita • Declamação de poesias, dizendo par lendas e textos de brincadeiras infantis. • Canto e entonação de canções • Relatos de historias trazidas ou ouvidas de casa; • Audição da mesma história, várias vezes pelo prazer de conhecê-la, aprendê-la e reviver emoções. 6. natureza e sociedade. Observação de formigas,borboletas, caracóis; Observação, na região da escola da seca e da chuva; 7. Conhecimento lógico matemático: • Marcação do tempo por meio de objetos como: Relógio,calendário e outros convencionais ou não; • Identificação de pontos referenciais como : dia / noite,manha / tarde, semana /meses. Procedimentos e atividades: Desenvolvimento:Num primeiro momento organizar a turma em trios e propor a brincadeira João bobo,em que o aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas. Numa segunda brincadeira,ainda nos trios,propor que um aluno seja marionete-deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo,adaptando o a diferentes posições,de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar,sugerimos que revezem dentro do grupo de três. • Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olho fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc. • Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do seu corpo. • Todos com seus perfis contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identificam; • È interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar: • Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural da criança. • Deixar que os alunos se expressem livremente,fazendo as devidas colocações e orientações. • Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula,as quais as crianças adoram: • 1-partes do corpo: Cabeça ,ombro,joelho é pé,mostrar as gravuras e pedir que indiquem as partes do corpo. • Relaxamento:colocar uma música calma e pedir que se sentem no chão com os olhos fechados . • Se meu corpo falasse:Ler de maneira lúdica e agradável um ou mais livros da coleção CORPIM de Ziraldo,Comentar com os alunos o tema principal dos livros:As partes do corpo e seus sentimentos,pensamentos,ações,idéias e planos futuros.Propor aos alunos que imaginando a voz de cada parte do corpo respondam perguntas como:Se o nariz falasse,o que ele diria?E o dente cariado?E os seus pés depois de você andar muito? E a barriga quando você come demais?Após esta etapa,quando o grupo estiver bastante incentivado pedir que as crianças façam perguntas para as partes do corpo dos amigos, deixar que elas expressem suas idéias, pensamentos, elaborem suas frase intervindo o menos possível,más estimulando sempre,mostrando interesse na brincadeira. • Os sentidos:Já tendo explorado bastante as partes do corpo, observando no espelho,dançando, tocando,relaxando...Passar para a segunda fase do projeto:Explorar os sentido. • Visão: mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras pretas e brancas penas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto. De muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem os olhos? • Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza, vozes, barulhos em geral; falar em baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim , através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos? • Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos verdeados –Dizer cheiros que agradam e os desagradam – provocando-os até perceberam a importância de nosso nariz, de nosso olfato. • Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância de língua, de nosso paladar. • Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, espoja, água fria, água morna, gelo etc. – Provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber aos mão das crianças, e dentro dele devem conter diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando. Brincar com o corpo: O professor deve propiciar atividade diversas se psicomotricidade: • Pular em um pé som ao ritmo de uma música; • Andar em cima de uma linha traçada no chão com bola na mão; • Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons; • Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente; • Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete; • Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor ; • Dançar em diferente ritmos; • Imitar animais; • Pular entre bambolês; • Andar em curvas; • Arremessar e agarrar bolas; • Brincar de morto-vivo; • Brincar de Estátua; • Brincar de quebra cabeça; • E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível, tempo e desejo do professor. Culminância: ginástica orientada com música,encerrar o projeto com uma gincana entre eles grupos equipe vermelha,e equipe verde.Dinamizar as atividades que foram trabalhadas durante o projeto, principalmente as atividades que envolveram o aspecto psicomotor . Avaliação:Para se avaliar concretamente um dos instrumentos que acreditamos ser de grande importância é o da observação e registro para que se perceba como cada criança se comportou e se desenvolveu diante das atividades propostas. Bibliografia:CDs infantis(hora de brincar),literatura infantil,brincadeiras infantis,Corpim e Ziraldo,currículo da educação básica Educação Infantil, Ensino fundamental de nove anos.

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