quarta-feira, 4 de abril de 2012
BRINCANDO COM O CORPO E COM OS SENTIDOS
O projeto em si deverá desenvolver nas crianças um conhecimento de mundo para que ela se sinta capaz de construir a sua própria historia de forma que exija dela: cooperação, interesse, curiosidade e desenvolvimento.
Em suma trabalhar com esse projeto e uma forma de vincular o aprendizado escolar aos interesses e preocupações das crianças, aos problemas emergentes na sociedade que vivemos, a realidade fora da escola e as questões culturais do grupo.Os projetos vão além idos limites do currículo, pois os temas eleitos podem ser explorados em forma ampla e interdisciplinar.
Justificativa:
Neste projeto realizaremos atividades que desenvolva, nas crianças um conhecimento de mundo através da percepção e interpretação dos estímulos do mundo exterior e do próprio corpo,percebido através da audição,do tato,do olfato e do paladar .Perceber é ,pois,uma função psicológica: nosso cérebro é que interpreta os estímulos sensoriais,possibilitando nos distinguir as semelhanças e diferenças entre eles.
Objetivo:
Estimular as crianças a :rolar.agarrar. sentar engatinhar.
Estimular o raciocínio e a atenção.
Estimular a socialização
Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente.
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
Identificar suas preferências em relação a tudo o cerca, a sua realidade;
Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações;
Integra-se ao grupo, sabendo esperar a sua vez;
Expressão por meio de desenho de forma livre e espontânea, sem intervenção direta;
Participação em atividades utilizando, filmes, historias, revistas e fotos, proporcionando reconhecimentos e identificações, por meio de visualização de certas imagens e personagens.
Explorar a forma corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação.
Conteúdo( área de conhecimento):
1. Identidade e autonomia:
• Colaboração em atividades que visem a formação do conceito de ajuda mútua, vivenciando diferencias, trocando idéias e confrontos, trabalhando o ponto de vista pessoal e do outro;
• Participação em atividades de rotina de maneira interativa e independente;
• Construção de conhecimento por meio de diálogos, brincadeiras, jogos e registros variados;
• Interação em situações que privilegiem a construção de hábitos de higiene pessoal e social.
2 movimento:
• Reconhecimento do seu próprio nome ou de seus pares, envolvendo a interação e a imitação por meio do desenhos
da pintura e da modelagem.
• Participação em atividade de imitação e de dramatização que desenvolva os pequenos e os grandes músculos;
3.Artes visuais:
• Visita a exposição,apreciando e conhecendo obras de arte e seus autores;
• Construção de imagens figurativas fixas ou em movimento, concretas ou abstratas.
4. música:
• Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
• Emissão de sons, nos diferentes instrumentos, de formas variadas;
• Participação de brincadeiras culturais cantadas: roda, ciranda;
5.Linguagem oral escrita
• Declamação de poesias, dizendo par lendas e textos de brincadeiras infantis.
• Canto e entonação de canções
• Relatos de historias trazidas ou ouvidas de casa;
• Audição da mesma história, várias vezes pelo prazer de conhecê-la, aprendê-la e reviver emoções.
6. natureza e sociedade.
Observação de formigas,borboletas, caracóis;
Observação, na região da escola da seca e da chuva;
7. Conhecimento lógico matemático:
• Marcação do tempo por meio de objetos como: Relógio,calendário e outros convencionais ou não;
• Identificação de pontos referenciais como : dia / noite,manha / tarde, semana /meses.
Procedimentos e atividades:
Desenvolvimento:Num primeiro momento organizar a turma em trios e propor a brincadeira João bobo,em que o aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas.
Numa segunda brincadeira,ainda nos trios,propor que um aluno seja marionete-deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo,adaptando o a diferentes posições,de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar,sugerimos que revezem dentro do grupo de três.
• Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olho fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
• Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do seu corpo.
• Todos com seus perfis contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identificam;
• È interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar:
• Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural da criança.
• Deixar que os alunos se expressem livremente,fazendo as devidas colocações e orientações.
• Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula,as quais as crianças adoram:
• 1-partes do corpo: Cabeça ,ombro,joelho é pé,mostrar as gravuras e pedir que indiquem as partes do corpo.
• Relaxamento:colocar uma música calma e pedir que se sentem no chão com os olhos fechados .
• Se meu corpo falasse:Ler de maneira lúdica e agradável um ou mais livros da coleção CORPIM de Ziraldo,Comentar com os alunos o tema principal dos livros:As partes do corpo e seus sentimentos,pensamentos,ações,idéias e planos futuros.Propor aos alunos que imaginando a voz de cada parte do corpo respondam perguntas como:Se o nariz falasse,o que ele diria?E o dente cariado?E os seus pés depois de você andar muito? E a barriga quando você come demais?Após esta etapa,quando o grupo estiver bastante incentivado pedir que as crianças façam perguntas para as partes do corpo dos amigos, deixar que elas expressem suas idéias, pensamentos, elaborem suas frase intervindo o menos possível,más estimulando sempre,mostrando interesse na brincadeira.
• Os sentidos:Já tendo explorado bastante as partes do corpo, observando no espelho,dançando, tocando,relaxando...Passar para a segunda fase do projeto:Explorar os sentido.
• Visão: mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras pretas e brancas penas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto. De muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem os olhos?
• Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza, vozes, barulhos em geral; falar em baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim , através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
• Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos verdeados –Dizer cheiros que agradam e os desagradam – provocando-os até perceberam a importância de nosso nariz, de nosso olfato.
• Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância de língua, de nosso paladar.
• Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, espoja, água fria, água morna, gelo etc. – Provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber aos mão das crianças, e dentro dele devem conter diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando.
Brincar com o corpo:
O professor deve propiciar atividade diversas se psicomotricidade:
• Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
• Andar em cima de uma linha traçada no chão com bola na mão;
• Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
• Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
• Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;
• Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor ;
• Dançar em diferente ritmos;
• Imitar animais;
• Pular entre bambolês;
• Andar em curvas;
• Arremessar e agarrar bolas;
• Brincar de morto-vivo;
• Brincar de Estátua;
• Brincar de quebra cabeça;
• E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível, tempo e desejo do professor.
Culminância: ginástica orientada com música,encerrar o projeto com uma gincana entre eles grupos equipe vermelha,e equipe verde.Dinamizar as atividades que foram trabalhadas durante o projeto, principalmente as atividades que envolveram o aspecto psicomotor .
Avaliação:Para se avaliar concretamente um dos instrumentos que acreditamos ser de grande importância é o da observação e registro para que se perceba como cada criança se comportou e se desenvolveu diante das atividades propostas.
Bibliografia:CDs infantis(hora de brincar),literatura infantil,brincadeiras infantis,Corpim e Ziraldo,currículo da educação básica Educação Infantil, Ensino fundamental de nove anos.
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