domingo, 22 de abril de 2012

DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA ATUAL



O cenário do mundo atual conduz-nos, segundo Moraes, à reflexão “de que somos cidadãos do mundo e que temos o direito de estar suficientemente preparados para nos apos­sarmos dos instrumentos de nossa realidade cultural, para que possamos participar do mundo, o que significa estar­mos preparados para elaborar as informações nele produ­zidas e que afetam nossa vida como cidadãos e cidadãs”8.
O avanço da ciência evidencia que a cosmovisão quân­tica nos “traz uma compreensão do mundo mais holística, global, sistêmica, que enfatiza o todo e não as partes”9. Desse modo, podemos identificar uma visão ecológica, que “reconhece a interconectividade, a interdependência e a interatividade de todos os fenômenos da natureza e o perfeito entrosamento dos indivíduos e das sociedades nos processos cíclicos da natureza”10.
Conforme a autora, as teorias e os embasamentos advindos da cosmovisão quântica abrem espaço para a rea­lização de diálogos nos mais diversos níveis, “incluindo aí o diálogo amoroso do ser humano consigo mesmo, com a sociedade e com a natureza”11. O conhecimento produzido pelo sujeito, na sua relação com os outros e com o objeto de conhecimento, é compreendido como um conhecimento em rede, em que todas as teorias e todos os conceitos estão interconectados, num crescimento contínuo.
Na realidade, diante do contexto planetário, podemos perceber que estamos vivendo num mundo muito com­plexo.
fONTE:  Amarilda Sanches de Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário