quarta-feira, 4 de abril de 2012

PROJETO SENTIDO DA VISÃO

A visão é um dos sentidos que não nos permite somente detectar a luz e as imagens, mas também nos permite interpretá-las, ou seja, vê-la. Por este motivo no sentido da palavra visão, requer a intercessão de zonas especiais do cérebro, que é chamado de córtex visual, essas zonas analisam e resumem as informações recolhidas como as formas, as cores, as texturas, etc. A energia luminosa (luz) chega aos nossos olhos trazendo informações do que existe ao nosso redor. Nossos olhos conseguem transformar o estímulo luminoso em uma outra forma de energia (potencial de ação) capaz de ser transmitida até o nosso cérebro. Esse último é responsável pela criação de uma imagem a partir das informações retiradas do meio. O olho é revestido por três membranas: esclera, coróide e retina. A esclera á a camada mais externa, o que chamamos de “branco do olho”. A parte anterior da esclera é constituída pela córnea, que é uma membrana curva e transparente por onde passa a luz. Além da córnea, há a coróide – essa membrana intermediária apresenta muitos vasos sanguíneos que nutrem as células oculares. Na parte anterior da coróide, sob a córnea, encontra-se a íris, que é a parte colorida do olho. No centro da iria, há uma abertura, a pupila, por onde a luz entra no olho. A cor da íris depende da quantidade de melanina (substância também responsável pela cor da pele) que a pessoa possui. A quantidade de pigmento é hereditária, ou seja, é determinada pelos genes. Observe seus olhos em um espelho. Você verá uma "bolinha" bem preta no centro da região colorida. É a pupila. Mas, o que é a pupila? Nada mais do que um orifício que deixa passar a luz. Você já saiu de um local escuro e entrou em outro ambiente bem claro? O que aconteceu? Provavelmente, você ficou ofuscado, isto é, deixou de enxergar por alguns segundos. A região colorida de seus olhos é conhecida como íris. Trata-se de uma delicada musculatura que faz sua pupila ficar grande ou pequena, de acordo com a quantidade de luz que ela recebe. Quando a quantidade de luz é pequena, é preciso aumentar esse orifício para captar a maior quantidade possível de energia luminosa. Já quando a luminosidade é grande, a íris diminui a pupila, tornando menor a entrada de luz, para seus olhos não receberem tanta "informação" ficando incapazes de transmiti-las ao cérebro. Objetivos - Perceber a importância da visão para a nossa sobrevivência. - Sensibilizar os alunos em relação às deficiências visuais. - Despertar o senso de responsabilidade e de solidariedade. Comentários Entre os cinco sentidos, um dos mais utilizados é a visão, permitindo ao ser vivo captar informações do meio em que está inserido, processando-as e reagindo aos diversos estímulos. O olho apresenta diferentes partes, além de estar relacionado diretamente ao sistema nervoso, que tem papel fundamental na codificação das informações. Também se localizam na cabeça três outros sentidos: a audição, o olfato e o paladar (ou gustação). Materiais Vendas para os olhos e um aparelho para tocar CDs (de preferência, com músicas calmas). Estratégias 1. Os alunos formam duplas: um será o condutor, enquanto o outro será conduzido. Este último será vendado, ficando desprovido da visão por alguns minutos, e percorrerá, juntamente com o condutor, um trajeto (estabelecido pelo professor) no colégio. 2. Vale lembrar aos alunos, antes de saírem da sala, que a pessoa sem visão deverá ser orientada, verbalmente, pelo condutor, que usará expressões como "direita" e "esquerda", além de avisar sobre possíveis obstáculos no trajeto. 3. Terminada a experiência, todos voltam à sala, sentam em seus lugares, as vendas são retiradas e o professor pede que fechem os olhos. 4. A seguir, o professor coloca uma música tranquila e pede que os alunos reflitam sobre as seguintes questões: - Como foi o desempenho do seu condutor? Transmitiu segurança? Orientou bem quanto aos obstáculos? Utilizou linguagem adequada? - Como foi ser conduzido? - Qual foi a sua sensação ao ficar sem visão por alguns minutos? Quais sensações (cheiros, barulhos, texturas, etc.) percebeu durante o trajeto? 5. Depois de alguns minutos, o professor pede para que abram os olhos lentamente e, ainda num clima de tranquilidade, falem (condutores e conduzidos) sobre suas percepções. Dicas Elaborar uma situação problema na qual os alunos analisem as adaptações que seriam necessárias na escola, no bairro e na sociedade em geral para minimizar as dificuldades de um deficiente visual em sua locomoção. fonte: www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido.php www.colegioweb.com.br › Biologia › Cinco sentidos

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