significa
planejar ações pedagógicas, que auxiliem as crianças. Estas
considerações
originaram a pesquisa O planejamento
pedagógico na
Educação Infantil tendo
como problema detectar os tipos de planejamento
desenvolvidos
junto às crianças. Os resultados evidenciam que as instituições
de
ensino possuem planejamento para as intervenções pedagógicas na
Educação
Infantil, embora diferente entre si. A escola objetiva formar cidadãos
autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é
preciso desenvolver nas crianças a autonomia, a qual deve ser despertada desde
a Educação Infantil. A Pedagogia
de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo
organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente
definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores. O projeto deve ser considerado como um
recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao
conteúdo tornando a escola mais atraente. significa acabar com o monopólio do
professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a
serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que
desejam aprender naquele momento. na
Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na
construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou
isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. O papel do
educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações
de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba produzir perguntas
pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se
espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno
pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo. O
mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o
tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de
que se torne interesse do grupo e não de algumas crianças ou do professor, só
assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas
diferentes etapas. È importante perceber a criança como
um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias, cujos
conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridos em função de suas
experiências, em contato com o meio, e através de uma participação ativa na
resolução de problemas e dificuldades. Por isso, ao desenvolver um projeto de
trabalho. A intenção, na
qual o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos pensando nas
necessidades de suas crianças, para posteriormente se instrumentalizar e
problematizar o assunto, direcionando a curiosidade das crianças para a montagem do projeto. A preparação e o planejamento,planeja-se
o desenvolvimento com as atividades principais, as estratégias, a coleta do
material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto, e como será o
fechamento do estudo do mesmo. Ainda nesta fase, o professor deve, elaborar com
as crianças a diagnose do projeto que consiste em registrar os conhecimentos
prévios sobre o tema (o que já sabemos), as dúvidas, questionamentos e
curiosidades a respeito do tema (o que queremos saber) e onde pesquisar
sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como
descobrir). Essas atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil,
contribuindo para a formação do autoconceito positivo. Execução ou
desenvolvimento, ocorre a realização das atividades planejadas, sempre com a
participação ativa dos alunos, pois eles adquiridos em função de suas
experiências, em contato com o meio, e através de uma participação ativa na
resolução de problemas e dificuldades. Por isso, ao desenvolver um projeto de
trabalho, os educadores devem estar cientes que algumas etapas devem seguidas: A apreciação
final, na qual é necessário avaliar os trabalhos que foram
programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade ao aluno de verbalizar
seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo ao retomar o
processo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina, avalia e
tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento tanto no âmbito
cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional. Podemos realizar dois ou três
projetos concomitantes com bastante proveito, uma vez que podem abranger
diversas áreas de conhecimento, o que oportuniza o desenvolvimento da autonomia
para solucionar problemas com o espírito de iniciativa e de solidariedade
Atualmente o “como planejar” um trabalho educativo para crianças pequenas é uma
busca constante e deve vir alicerçada em parâmetros constitucionais. Tanto
creches quanto pré-escolas, como instituições educativas, têm uma
responsabilidade para com as crianças pequenas, seu desenvolvimento e sua
aprendizagem, o que requer um trabalho intencional e de qualidade. O objetivo
principal do planejamento é possibilitar um trabalho mais significativo e
transformador na sala de aula, na escola e na sociedade. O plano escrito é o
produto deste processo de reflexão e decisão. Não deve ser feito por uma exigência
burocrática, mas, ao contrário, deve corresponder a um projeto-compromisso do
professor, tendo, pois, suas marcas. A finalidade do plano é criar e organizar
o trabalho. Desta forma, o registro do planejamento é alvo de muitas dúvidas,
incertezas e possibilidades. Com a
preocupação na busca da qualificação no trabalho desenvolvido com crianças
pequenas, o registro do planejamento pode e deve ser um instrumento norteador
para o educador infantil. O registro do planejamento não é uma ficha a ser preenchida
ou uma listagem de atividades para serem assinaladas conforme o realizado em
sala de aula no dia a dia. Planejar junto às crianças é fundamental, porém, o
professor deve ter claro “o que quer” para com as crianças; interagindo e
propondo uma organização de espaço e tempo. Desta forma, devemos considerar as
características sócio-culturais do grupo, as várias linguagens e formas de
expressão, os instrumentos e recursos necessários para que as crianças possam
viver e re inventar nossa sociedade e perceber melhor o mundo do qual faz
parte. Assim sendo, o processo de ensino-aprendizagem se fará presente na
intencionalidade pedagógica do professor, e o brincar no contexto da Educação
Infantil ganhará significado. entre o
dizer e o fazer. O planejamento conjunto, entre os educadores é muito valioso,
favorece a troca de idéias e experiências e também facilita o olhar atento às
crianças, contribuindo para um melhor planejamento. Os educadores devem tomar
consciência da importância da busca do conhecimento, da busca da qualificação
de sua formação profissional, tomar consciência do
papel
de ser educador infantil.O ato educativo na Educação Infantil, requer um
trabalho intencional e de qualidade, onde cuidar e educar são funções
indissociáveis, sendo este, um trabalho complexo. No cotidiano o professor
precisa estar inserido num amplo processo de interação, onde o ensino e a
aprendizagem de forma prazerosa e desafiadora requer a capacidade de planejar e
decidir. Fonte: Amarilda S. de Amaral
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