terça-feira, 3 de abril de 2012

PROJETO BRINCANDO COM A LEITURA

1 - Justificativa: Para a formação de qualquer criança é imprescindível ouvir muitas histórias. Esse contato deve iniciar o mais cedo possível, porque para ela as coisas existem ou não na medida em que sua imaginação as aceita como reais ou inexistentes. Desde muito cedo é comum que as crianças tenham contato com as histórias oralmente contadas pelos pais ou avós, com isso desperta o imaginário, responde à curiosidade de tantas perguntas, auxilia na solução de problemas, dessa forma, ouvir história, “... é uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos...” (ABRAMOVICH, 1994, p. 17). Literatura é arte e como arte, sensibiliza as pessoas. Segundo ABRAMOVICH, é através de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, e ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política sem precisar saber disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula. A literatura é prazerosa, não tem a obrigação de ensinar metodicamente, sua função entre outras, é proporcionar prazer, instruir sim, mas de uma forma divertida, também estimula o desenvolvimento equilibrado do intelecto, da imaginação e do senso crítico. Conseqüentemente, divertindo-se a criança aprende a ouvir e a apreciar a leitura, a ampliar a habilidade de expressar-se e educa a atenção, exercita a memória e a capacidade criativa, forma o espírito crítico e cultiva o pensamento lógico, desperta para a atitude socializante e para a apreciação da realidade. Sendo assim, a literatura infantil não copia a realidade, mas pode ser utilizada de diversas maneiras para auxiliar no amadurecimento da criança, encantando e enriquecendo o espírito infantil. Para se contar uma história é necessário sensibilidade par aperceber o ritmo, o tom, a sonoridade, a cadência, pois contar história é uma arte, “(...) é ela que equilibra o que é ouvido com o que é sentido, e por isso não é nem remotamente declamação ou teatro... ela é o uso simples e harmônico da voz” (ABRAMOVICH, 1994, p. 18). Nessa perspectiva, para se ter êxito é preciso uma preparação para se familiarizar-se com o texto, percebendo os diálogos, as pausas necessárias, dando ritmo à narração. O narrador deve ler o livro antes para senti-lo, com isso, poderá transmitir segurança, motivando a atenção e despertando a admiração de seus ouvintes. Contudo, para se conseguir a atenção das crianças, também faz-se necessário a seleção criteriosa das histórias feitas pelo narrador e perceber o interesse do público, pois cada faixa etária tem a predileção por um tipo de texto. Pesquisas revelaram que as crianças até três anos preferem histórias de bichinhos, brinquedos, objetos e seres da natureza, porém, o enredo deve ser simples, devido à capacidade de concentração estar em desenvolvimento. Dos três aos seis anos, preferem histórias de repetição e contos de fadas. Cabe ao narrador abrir espaço para que as crianças participem das histórias de repetição, pois exercitam a capacidade de antecipação, prevendo assim, as seqüências da história. No entanto, os contos de fadas devem possuir o enredo mais ou menos elaborado, para não ficar pobre a narrativa. Aos sete anos, as crianças preferem histórias de crianças, animais e encantamento. Gostam de aventuras ligadas ao ambiente próximo a elas. Dos oito aos nove anos, preferem histórias humorísticas e contos de fada mais elaborados. Aos dez anos despertam mais a atenção às aventuras, as narrativas de viagens, de explorações, invenções, as fábulas, os mitos e as lendas. Esses são alguns critérios, porém são flexíveis, sendo também importante considerar as características da turma, local da apresentação e o gosto do narrador pela história para que se passe alguma emoção. Sendo assim, as histórias conseguem intensificar o poder da imaginação, do maravilhoso e concretizar o fantástico do mundo infantil. 42- Objetivos: • Estimular o gosto por histórias infantis; • Exercitar a linguagem oral; • Produzir histórias coletivas; • Socializar as crianças; • Enumerar diversas histórias infantis; • Ilustrar histórias; • Dramatizar histórias; • Listar animais e suas características. 3 - Áreas abrangentes; • Português; • Artes. • Ciências; 4 - Conteúdo: • Literatura Infantil. • Quantidade; • Cores; • Tamanho; • Animais. 5 - Desenvolvimento: • Acolhida, cantando a música “Se és feliz quero te ver bater a s mãos, etc...”; • Apresentação do livro com a história dos “Três porquinhos”; • Repetir a fala do lobo e dos porquinhos; • Desenhar as três casas; • Questionar com os alunos qual casa não caiu; • Desenhar os três porquinhos perto da casinha de tijolo; • Os alunos irão listar os personagens da história; • Dramatização, coletiva da história; • Distribuir entre os alunos um pedaço de papel quadrado para fazer a dobradura da casa; • Cada aluno irá circular, na folha mimeografada a casa que mais se parece com a sua; • Apresentação do livro de historia “Gato com Frio” explorando a capa do livro observando bem os detalhes deixando os alunos falar sobre os mesmos; • Cantar a música “E agora minha gente...”; • Pedir para os alunos imitarem os animais: gato, pintinho, galinha, cabra, tucano e coruja; • Dramatização da história; • Questionar com os alunos: Quais são as personagens da história?; • Colocar o nome da personagem no quadro; • O que cada animal come? – gato, galinha, pintinho, cabra, tucano e coruja; • Confeccionar um mural com a participação da turma com figuras de animais e aves; • Apresentação do livro “O caracol viajante”; • Questionar com os alunos sobre quem gosta de ouvir história; • Questionar com os alunos sobre quem conhece o caracol e dizer que o nome do caracol da história é Rodolfo e escrever este nome na lousa; • Ir contando a história e mostrando os diferentes lugares que ele passou. Ele anda bem devagar carregando sua casa; • Ele sobe morros e desce montanhas, passa areia, passa terra e vai andando; • Ao terminar a história pedir aos alunos para desenhar a história no caderno de história; • Produzir um texto coletivo, deixando que cada aluno fale para formar o texto; • Apresentação do livro de história “O gato de botas”; • Comentar sobre a capa; • Contar a história mostrando cada gravura e fazer perguntas de acordo com os acontecimentos da história; • Confeccionar a dobradura do gato; • Apresentação do livro “A cigarra e a formiga”, através de cartaz; • Leitura feita pela professora e em seguida pelos alunos; • Assistir ao filme a Cigarra e a formiga e depois comparar com o texto; • Pintar o desenho dos animais; • Dramatizar a história; • Leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho”; • Confecção de dobraduras e montagem da história em painel; • Apresentação e exploração do livro “Branca de Neve”; • Fazer um bolo de maçã e degustar com a turma; • Confecção de um jogo de memórias com os clássicos infantis e deixar as crianças brincar, ao terminar pedir que contem as características da histórias que lembram; • Pintura das personagens com tinta guaxe; • Apresentação de todo trabalho desenvolvido para as outras turmas. 6 - Material didático: • Papéis coloridos; • Cola; • Tinta guache; • Livro de literatura infantil; • Giz; • Quadro; • Atividades mimeografadas; • Lápis; • Caderno; • Lápis de cor; • Cartolina. 7 - Avaliação: • Os educandos serão avaliados no decorrer de todas atividades observando a participação, interesse e desempenho de cada um. 8 - Cronograma Apresentação do livro com a história dos “Três porquinhos” e atividades; Apresentação do livro de historia “Gato com Frio” e atividades Apresentação do livro “O caracol viajante”; x Apresentação do livro de história “O gato de botas”; x Apresentação do livro “A cigarra e a formiga” e atividades; Leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho”; x Apresentação e exploração do livro “Branca de Neve”; Confecção de um jogo de memórias com os clássicos infantis e deixar as crianças brincar, ao terminar pedir que contem as características da histórias que lembram; Pintura das personagens com tinta guaxe; x Exposição das atividades x 9 - Referências Bibliográficas ABRAMOVICH, Fanny, Literatura Infantil – Gostosuras e Bobices. 5ª. Ed., São Paulo: Scipione, 1994(Série Pensamento e ação do Magistério). Livros de literatura infantil.

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