terça-feira, 3 de abril de 2012
PROJETO BRINCANDO COM A LEITURA
1 - Justificativa:
Para a formação de qualquer criança é imprescindível ouvir muitas histórias. Esse contato deve iniciar o mais cedo possível, porque para ela as coisas existem ou não na medida em que sua imaginação as aceita como reais ou inexistentes.
Desde muito cedo é comum que as crianças tenham contato com as histórias oralmente contadas pelos pais ou avós, com isso desperta o imaginário, responde à curiosidade de tantas perguntas, auxilia na solução de problemas, dessa forma, ouvir história, “... é uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos...” (ABRAMOVICH, 1994, p. 17).
Literatura é arte e como arte, sensibiliza as pessoas. Segundo ABRAMOVICH, é através de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, e ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política sem precisar saber disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula. A literatura é prazerosa, não tem a obrigação de ensinar metodicamente, sua função entre outras, é proporcionar prazer, instruir sim, mas de uma forma divertida, também estimula o desenvolvimento equilibrado do intelecto, da imaginação e do senso crítico.
Conseqüentemente, divertindo-se a criança aprende a ouvir e a apreciar a leitura, a ampliar a habilidade de expressar-se e educa a atenção, exercita a memória e a capacidade criativa, forma o espírito crítico e cultiva o pensamento lógico, desperta para a atitude socializante e para a apreciação da realidade.
Sendo assim, a literatura infantil não copia a realidade, mas pode ser utilizada de diversas maneiras para auxiliar no amadurecimento da criança, encantando e enriquecendo o espírito infantil.
Para se contar uma história é necessário sensibilidade par aperceber o ritmo, o tom, a sonoridade, a cadência, pois contar história é uma arte, “(...) é ela que equilibra o que é ouvido com o que é sentido, e por isso não é nem remotamente declamação ou teatro... ela é o uso simples e harmônico da voz” (ABRAMOVICH, 1994, p. 18).
Nessa perspectiva, para se ter êxito é preciso uma preparação para se familiarizar-se com o texto, percebendo os diálogos, as pausas necessárias, dando ritmo à narração. O narrador deve ler o livro antes para senti-lo, com isso, poderá transmitir segurança, motivando a atenção e despertando a admiração de seus ouvintes.
Contudo, para se conseguir a atenção das crianças, também faz-se necessário a seleção criteriosa das histórias feitas pelo narrador e perceber o interesse do público, pois cada faixa etária tem a predileção por um tipo de texto.
Pesquisas revelaram que as crianças até três anos preferem histórias de bichinhos, brinquedos, objetos e seres da natureza, porém, o enredo deve ser simples, devido à capacidade de concentração estar em desenvolvimento.
Dos três aos seis anos, preferem histórias de repetição e contos de fadas. Cabe ao narrador abrir espaço para que as crianças participem das histórias de repetição, pois exercitam a capacidade de antecipação, prevendo assim, as seqüências da história. No entanto, os contos de fadas devem possuir o enredo mais ou menos elaborado, para não ficar pobre a narrativa.
Aos sete anos, as crianças preferem histórias de crianças, animais e encantamento. Gostam de aventuras ligadas ao ambiente próximo a elas.
Dos oito aos nove anos, preferem histórias humorísticas e contos de fada mais elaborados. Aos dez anos despertam mais a atenção às aventuras, as narrativas de viagens, de explorações, invenções, as fábulas, os mitos e as lendas.
Esses são alguns critérios, porém são flexíveis, sendo também importante considerar as características da turma, local da apresentação e o gosto do narrador pela história para que se passe alguma emoção.
Sendo assim, as histórias conseguem intensificar o poder da imaginação, do maravilhoso e concretizar o fantástico do mundo infantil.
42- Objetivos:
• Estimular o gosto por histórias infantis;
• Exercitar a linguagem oral;
• Produzir histórias coletivas;
• Socializar as crianças;
• Enumerar diversas histórias infantis;
• Ilustrar histórias;
• Dramatizar histórias;
• Listar animais e suas características.
3 - Áreas abrangentes;
• Português;
• Artes.
• Ciências;
4 - Conteúdo:
• Literatura Infantil.
• Quantidade;
• Cores;
• Tamanho;
• Animais.
5 - Desenvolvimento:
• Acolhida, cantando a música “Se és feliz quero te ver bater a s mãos, etc...”;
• Apresentação do livro com a história dos “Três porquinhos”;
• Repetir a fala do lobo e dos porquinhos;
• Desenhar as três casas;
• Questionar com os alunos qual casa não caiu;
• Desenhar os três porquinhos perto da casinha de tijolo;
• Os alunos irão listar os personagens da história;
• Dramatização, coletiva da história;
• Distribuir entre os alunos um pedaço de papel quadrado para fazer a dobradura da casa;
• Cada aluno irá circular, na folha mimeografada a casa que mais se parece com a sua;
• Apresentação do livro de historia “Gato com Frio” explorando a capa do livro observando bem os detalhes deixando os alunos falar sobre os mesmos;
• Cantar a música “E agora minha gente...”;
• Pedir para os alunos imitarem os animais: gato, pintinho, galinha, cabra, tucano e coruja;
• Dramatização da história;
• Questionar com os alunos: Quais são as personagens da história?;
• Colocar o nome da personagem no quadro;
• O que cada animal come? – gato, galinha, pintinho, cabra, tucano e coruja;
• Confeccionar um mural com a participação da turma com figuras de animais e aves;
• Apresentação do livro “O caracol viajante”;
• Questionar com os alunos sobre quem gosta de ouvir história;
• Questionar com os alunos sobre quem conhece o caracol e dizer que o nome do caracol da história é Rodolfo e escrever este nome na lousa;
• Ir contando a história e mostrando os diferentes lugares que ele passou. Ele anda bem devagar carregando sua casa;
• Ele sobe morros e desce montanhas, passa areia, passa terra e vai andando;
• Ao terminar a história pedir aos alunos para desenhar a história no caderno de história;
• Produzir um texto coletivo, deixando que cada aluno fale para formar o texto;
• Apresentação do livro de história “O gato de botas”;
• Comentar sobre a capa;
• Contar a história mostrando cada gravura e fazer perguntas de acordo com os acontecimentos da história;
• Confeccionar a dobradura do gato;
• Apresentação do livro “A cigarra e a formiga”, através de cartaz;
• Leitura feita pela professora e em seguida pelos alunos;
• Assistir ao filme a Cigarra e a formiga e depois comparar com o texto;
• Pintar o desenho dos animais;
• Dramatizar a história;
• Leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho”;
• Confecção de dobraduras e montagem da história em painel;
• Apresentação e exploração do livro “Branca de Neve”;
• Fazer um bolo de maçã e degustar com a turma;
• Confecção de um jogo de memórias com os clássicos infantis e deixar as crianças brincar, ao terminar pedir que contem as características da histórias que lembram;
• Pintura das personagens com tinta guaxe;
• Apresentação de todo trabalho desenvolvido para as outras turmas.
6 - Material didático:
• Papéis coloridos;
• Cola;
• Tinta guache;
• Livro de literatura infantil;
• Giz;
• Quadro;
• Atividades mimeografadas;
• Lápis;
• Caderno;
• Lápis de cor;
• Cartolina.
7 - Avaliação:
• Os educandos serão avaliados no decorrer de todas atividades observando a participação, interesse e desempenho de cada um.
8 - Cronograma
Apresentação do livro com a história dos “Três porquinhos” e atividades;
Apresentação do livro de historia “Gato com Frio” e atividades
Apresentação do livro “O caracol viajante”; x
Apresentação do livro de história “O gato de botas”; x
Apresentação do livro “A cigarra e a formiga” e atividades;
Leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho”; x
Apresentação e exploração do livro “Branca de Neve”;
Confecção de um jogo de memórias com os clássicos infantis e deixar as crianças brincar, ao terminar pedir que contem as características da histórias que lembram;
Pintura das personagens com tinta guaxe; x
Exposição das atividades x
9 - Referências Bibliográficas
ABRAMOVICH, Fanny, Literatura Infantil – Gostosuras e Bobices. 5ª. Ed., São Paulo: Scipione, 1994(Série Pensamento e ação do Magistério).
Livros de literatura infantil.
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