sexta-feira, 6 de abril de 2012

LITERATURA INFANTIL

Para a formação de qualquer criança é imprescindível ouvir muitas histórias. Esse contato deve iniciar o mais cedo possível, porque para ela as coisas existem ou não na medida em que sua imaginação as aceita como reais ou inexistentes. Desde muito cedo é comum que as crianças tenham contato com as histórias oralmente contadas pelos pais ou avós, com isso desperta o imaginário, responde à curiosidade de tantas perguntas, auxilia na solução de problemas, dessa forma, ouvirem história, é uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos É preciso uma preparação para familiarizarem-se com textos literários, percebendo os diálogos, as pausas necessárias, dando ritmo à narração. O narrador deve ler o texto antes para senti-lo, com isso, poderá transmitir segurança, motivando a atenção e despertando a admiração de seus ouvintes. Pois cada faixa etária tem a predileção por um tipo de texto. Cabe ao narrador abrir espaço para que as crianças participem das histórias e textos literários de repetição, pois exercitam a capacidade de antecipação, prevendo assim, as seqüências da história, despertando nas crianças mais a atenção às aventuras, as narrativas de viagens, de explorações, invenções, as fábulas, os mitos, lendas, receitas, bilhetes etc. O papel do professor nessa fase importantíssimo, por isso que devemos ter muito cuidado em saber selecionar as histórias ideais para as crianças, histórias que tenham conteúdo educativo, que façam parte também do seu dia a dia. Fonte: Amarilda Sanches de Amaral, fotos Maria Paula, Beatriz e Heloísa

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