sábado, 7 de abril de 2012

PROJETO O QUE SE COME E NÃO SE COME

Justificativa: Aproximar os alunos (as) de obras artísticas com base a situações e recortes de quadro, musica, filme, etc. de artistas locais e nacionais que de alguma maneira, incentivem o desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis. À medida que as crianças crescem e passam a ter mais autonomias na escolha do que gostam e não gostam de comer, muitas vezes deixam de incluir nas suas refeições alimentos essenciais para seu crescimento e por este motivo a ênfase maior deste projeto será a questão de hábitos alimentares. Objetivo do Projeto: Oportunizar que os alunos (as) reconheçam diferentes hábitos alimentares relacionados a culturas, regiões e épocas do ano. Objetivos do Aluno: • Valorizar a expressão oral, escrita, musical,teatral e plástica; • Interpretar histórias e obras artísticas, confrontando as próprias idéias com as dos colegas; • Confeccionar jogos com material reciclável; • Auxiliar na construção da autonomia e identidade; • Participar de jogos matemáticos envolvendo seriação, ordenação, e quantificação através de histórias e jogos; • Produzir um gráfico com os alimentos escolhidos pelo grupo; • Produzir mural com produtos de higiene usados pelos alunos e familiares • Confeccionar livro de receitas. Conteúdos Formação pessoal e Social: Identidade e autonomia: O contato e confronto com adultos e principalmente com crianças de várias origens socioculturais, de diferentes religiões, costumes, hábitos e valores contribuem para o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre pessoas, sejam valorizadas para o enriquecimento de si próprias. Conhecer suas características e potencialidades e reconhecer seu limite são fundamentais para o desenvolvimento da identidade e conquista de sua autonomia. Conhecimento de Mundo Movimento: O movimento esta presente na vida desde o nascimento, a criança vai adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando das possibilidades de interação com o mundo. Mas o movimento não é um simples deslocamento do corpo no espaço, e sim, uma linguagem que permite agir e atuar no meio físico que vive, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. Música: É uma da importante forma de expressão humana, a música esta presente em todas as culturas e nas mais diversas situações, é a linguagem que se traduz em formas sonoras capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Artes Visuais: As artes visuais esta presente no cotidiano da vida infantil. Elas expressão comunicam e atribuem sentido as sensações, sentimento e realidade através da organização de linhas, formas, pontos, além de volume, espaço, cor, luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, etc. Linguagem oral e escrita:Aprender a língua não é somente aprender as palavras, mas também seus significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade. Natureza e Sociedade:As crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas de acordo com suas duvidas e curiosidades através da interação com o meio natural e social. Aos poucos elas reúnem informações e a medida que crescem deparam-se com fenômenos , fatos e objetos do mundo que as fazem refletir e tomar consciência do mundo. Matemática: São várias as situações que as crianças participam envolvendo números, quantidades, noções de espaço, ou seja, a matemática esta presente direta ou indiretamente no dia-a-dia das crianças, quando usam jogos, repartem, classificam, comparam ou montam algo. . Atividades • Contar a história do “Grande Rabanete” permitindo que a turma reconte de diversas formas; • Questionar junto aos alunos quais os alimentos que eles gostam e não gostam, para montar o gráfico de alimentos; • Teatro; • Cantinho da fantasia (para representações); • Saída de campo para visitação a Fundação Frederico Scheffel; • Desenvolver uma mini horta; • Confeccionar um boliche com temas alimentícios usando garrafas pets; • Elaborar um livro com receitas escolhidas pelos alunos (as); • Jogos de mesa como quebra cabeças, memórias, etc; • Montar um mural com os rótulos de produtos de higiene; • Confeccionar obras de artes como quadros pintados com legumes e esculturas de alimentos em argila, para uma exposição na própria escola. Avaliação: A avaliação será feita com base no acompanhamento, observação e registro do educador em relação ao desenvolvimento e progressos de seus alunos individuais e coletivos, assim como no envolvimento com as atividades apresentadas durante o projeto. Referências: • TEIXEIRA, A.S. - Dicas de Alimentos e Plantas para a Saúde. Ed. Tecnoprint S.A.. • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.-Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. • BELINKY, Tatiana. – O Grande Rabanete. Ed. Moderna. • Diversos autores – Olhares das ciências sobre as crianças. Ed. OMEP. • CD de músicas infantis Feijão com Arroz. Ed. LTDA.

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