terça-feira, 3 de abril de 2012
PROJETO QUE SOU EU 1ª PARTE
Projeto: Quem sou eu?
Objetivos:
Ao final do projeto os alunos deverão ser capazes de:
Saber a história de sua vida;
Conhecer a história e o significado de seu nome;
Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos
dos sentidos;
Estimular o raciocínio e a percepção visual;
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas
( Aumento e enriquecimento do vocabulário );
Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.
Culminância: Construção de um Mural coletivo e de um Álbum da vida -Individual.
“ Se uma criança vive com aceitação e amizade; aprende a
encontrar o amor no mundo.”
( Eny e Esther Sarli )
Primeira Semana de Projeto:
Em “rodinha” iniciar me maneira descontraída e atrativa uma dinâmica – O
Professor apresenta uma caixa, com tampa, decorada da maneira que achar
mais atraente a seus alunos e dentro de suas possibilidades – Podendo ser
caixa de sapatos, de madeira, de vime, de qualquer outro artigo que tenha
consumido, ou até mesmo um pequeno baú.
O professor apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de
mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro.
Propõe, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro
da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um devem olhar e
voltar ao lugar sem poder contar o que viu – Esta é a regra da brincadeira:
Manter segredo.
Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da
mesma. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua
própria imagem.
A professora deve ficar atenta a cada reação individual ao deparar-se com a
própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando
sempre: Qual será este tesouro?
Após todos terem visto sua imagem refletida dentro da caixa e terem tido as
mais diferentes reações, cuidando sempre para que não falem enquanto todos
não olharem, abrir então o debate, a conversa informal.
O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?
Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas
propiciando que se expressem.
A conversa deve fluir até o ponto em que o professor perceber que os alunos
perceberam que eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam
contar o segredo – pois todos somos únicos – Ninguém é igual a ninguém.
Após a realização da Dinâmica do Tesouro, ainda em círculo, sentados de forma
confortável, provocar os alunos para que observem seus próprios corpos e façam
comparações: __ Quem é mais alto? Quem é mais baixo? Quem tem a mesma
altura? __Quem tem cabelos loiros? Quem tem cabelos castanhos? Quem tem
cabelos pretos? __ Quem é negro? Quem é moreno? Quem é branquinho?
__ Quem tem olhos azuis? E castanhos? __ Quem é menino? Quem é menina?
E assim propor que se agrupem de diferentes formas:
Exemplo:
__Vamos juntar todas as crianças que tem cabelo bem curtinho do lado esquerdo
em pé e todas as crianças que tem cabelos compridos do lado direito sentadas.
__Vamos juntar os meninos de um lado e as meninas do outro.
__ Agora vão pular só as crianças que tem olhos azuis ou verdes.
Assim, o professor pode ir brincando, criando diferentes situações de acordo com
a sua turma, sempre tendo como objetivo que façam comparações a partir das
diferenças e semelhanças existentes no próprio corpo e no corpo dos amigos.
Concluir a atividade quando não houver mais interesse da turma.
Num segundo momento, que pode ser no mesmo dia ou não, o professor vai
apresentar uma ficha, previamente preparada, xeroca ou mimeografada onde as
crianças terão que completar fazendo seu auto-retrato. As informações contidas
na ficha podem ser anotadas por escrito pela professora caso a turma ainda não
seja alfabetizada, todavia, é fundamental que sejam todas discutidas
individualmente e em grupo.
Segue exemplo de face para auto – retrato e de ficha que pode ser adaptada
caso o professor ache necessário.
Quem sou eu?
Meu nome é: ________________________________________
Tenho ____ anos. Nasci no dia ___/___/___.
Meu endereço é:
__________________________________________________
__________________________________________________
Meu telefone é: ______________.
O nome da minha mãe é:________________________________
O nome do meu pai é: __________________________________
Na minha família também tem: _____________________ que eu
gosto muito e cuida de mim.
Minha altura:__________.
Meu peso: ____________.
Cor dos olhos: _________________.
Cor dos cabelos:________________.
Meu auto-retrato:
Desenho no bolo o número de velinhas correspondentes à sua idade:
A seguir mais algumas sugestões de
atividades sistematizadas, afim de
serem xerocas ou mimeografadas pelo
professor com intuito de ir juntando
material para o Álbum da Vida do
aluno:
Pinte as figuras com a cor correta:
Meus olhos: Meus cabelos:
Escreva o seu nome da forma em que você sabe:
Quantas letras tem o seu nome? Conte e cole uma bolinha de papel
crepom da sua cor preferida para cada letra :
Importante:
Chegando nesta etapa o professor deverá iniciar um trabalho criando uma
identidade entre a criança e a escrita de seu nome. Seguem algumas sugestões
de atividades práticas que podem ser realizadas durante este projeto ou até
mesmo no decorrer de todo o ano letivo. Sugerimos que para o projeto em si:
Quem sou eu? Sejam escolhidas no máximo 3 das atividades propostas: História
do nome, Dança da Cadeira e mais uma a escolha do professor de acordo com o
nível da turma. Mas, ficam as sugestões para trabalhos posteriores.
A construção da escrita do nome, na Educação Infantil, é vista como um
grande caminho a ser percorrido pela criança.
O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é
tão valorizado por ela. É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera
uma relação de identidade da criança com a escrita.
É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba
que desenhar é diferente de escrever a partir desta diferenciação que a criança
começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder
escrever o seu nome, e então começam a aparecer em seus trabalhos as
tentativas da escrita, a qual pode estar representada por “risquinhos”, “bolinhas”,
“cobrinhas”...
A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita
pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de
identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que
reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, otdoors e outros.
A visualização é um mecanismo que faz parte da construção da escrita. Por este
motivo é importante que os nomes estejam fixados nos gradis, nos materiais, nas
lancheiras, nos crachás.
Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e
materiais, a criança, consequentemente, o memoriza. A partir de então inicia-se
seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade,
auxiliando-a a ver-se como um indivíduo que possui identificação. Por isso seu
nome é tão importante. É um marco identificatório.
O modelo da escrita do nome em diferentes materiais informa à criança
sobre quais são as letras e qual a quantidade necessária de letras para escrevêlo,
além de informar a posição e a ordem em que aparecem no seu nome.
É importante, nesse trabalho, a busca de semelhanças e diferenças, as
posições das letras, os diferentes modos de escrita.
É interessante desafiar a criança nesta questão. Por exemplo: “Pus a
primeira letra do nome de Camila. Onde ponho a segunda? Aqui ou aqui”?
( indicando à direita ou à esquerda da letra C ). Este tipo de desafio auxilia a
criança na direcionalidade da escrita, deixando um pouco de lado as letras
espelhadas tão comuns nas séries iniciais.
O sujeito é um construtor dos seus conhecimentos e nesse processo passa
por etapas importantes que vão da visualização até o reconhecimento da escrita
em diferentes lugares e formas.
O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é
fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um
nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.
A seguir apresentarei algumas atividades e brincadeiras que auxiliam o processo
de construção da escrita do nome:
Sugestões de Atividades Práticas:
1 – História do nome.
Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
Material: Folhas de papel ofício.
Procedimento:
Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando
saber qual a origem dos seus nomes.
Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo
perguntas tais como: - Quem escolheu meu nome? - Por que me chamo
.....? O que significa ..... ?
Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. ( A escolha do
professor)
Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista
e ilustrá-la.
Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma
síntese da origem do mesmo e fixar no mural.
Observações: Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o
desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça,
o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este
problema.
2 – Fichário:
Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de
sapatos.
Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem
diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula,
letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem
diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma
coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. ( De
acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.
Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome.
3 – Lista de Palavras:
Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.
Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.
Procedimentos:
Explorar com a classe a letra inicial do nome.
Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que
também iniciem com a letra do seu nome.
Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra
que inicia o seu nome.
Observações: O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa
uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o
significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela
pesquisa e aumento do vocabulário.
4 – Letras Móveis:
Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.
Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...
Procedimentos:
Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das
crianças com o material.
Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras
para a tentativa da escrita de seus nomes.
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.
Observações:
Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e
ordenação das mesmas.
Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças
ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.
5 – Bingo:
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas
para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola;
papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
Procedimento:
Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as
crianças identifiquem-as. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela
caso haja no seu nome. Assim que a cartela fôr preenchida o aluno deve gritar:
BINGO!
Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado
individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome ( Uma
ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em
uma folha de ofício.
A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e
propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou
bolinhas de papel, na folha.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da
escrita do seu nome.
Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das
atividades antes de se propor o relatório.
6 – Dança da Cadeira:
Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos
os colegas.
Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e
cadeiras.
Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-as nas
cadeiras.
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá
sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as
cadeiras de lugar.
7 – Corrida dos Balões:
Objetivo: Escrever seu nome.
Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com
nomes e giz.
Procedimentos:
Formar as crianças em duas filas.
Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o
seu número. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome.
A criança deverá ler altos eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.
8 – Jogo dos Dados:
Objetivos:
Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
Reconhecer as letras do seu nome.
Ordenar as letras que compõem seu nome.
Materiais:
Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
Fichinhas com as letras.
Procedimentos:
Distribuir os alunos em pequenos grupos.
Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado,
identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá
pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.
Sugestões de Avaliação: Participar atentamente do jogo e identificar as letras do
seu nome.
9 – Sapata ou Amarelinha:
Objetivo: Reconhecer as letras que compõem seu nome.
Materiais: Pedrinhas e giz.
Procedimentos:
Cada aluno irá traçar no pátio da escola sua amarelinha. Neste momento, uma
amarelinha será diferente da outra, quando os nomes não possuírem a mesma
quantidade de letras.
Utilizando a pedrinha marcarão a letra que não deverão pular.
O professor pode aproveitar a ocasião para questionar o aluno: Qual a letra
que vem primeiro? E depois qual será?
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome após pular a amarelinha.
Observação: Este tipo de brincadeira trabalha a ordem da escrita do nome,
possibilitando ao aluno identificar qual a primeira letra, qual a segunda, e assim
por diante até formar seu nome.
Idéia:
Com o trabalho da História do nome de cada aluno é interessante que sejam
pesquisados os diferentes significados dos nomes de cada um e seja
montado um mural com os mesmos: ilustrações feitas pelas crianças, a forma
que sabem escrever o nome, o desenho de seu nome, seu auto-retrato, fotos
das crianças – Este fica a critério do interesse e da criatividade do professor.
É um tema rico, importante e que, certamente, encantará aos responsáveis e
a toda equipe da escola exposto num belo mural.
Aproveite esta idéia e dê na montagem do mural uma originalidade,
mostrando a sua personalidade e a de sua turma.
Você pode e deve tirar um dia somente para a realização desta tarefa .
É fundamental a participação das crianças em cada detalhe.
www.projetospedagogicosdinamicos.com/Projeto_QuemSouEu_PPD -alegriadosabermaternal.blogspot.com/.../projeto-tudo-sobre-mim.htm...
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