sábado, 28 de abril de 2012

PROJETO MEU CORPO 1

Nesta faixa etária, a descoberta e o conhecimento do seu próprio corpo e o do outro é de estrema importância, para a criança, pois é neste período que ela inicia os primeiros processos de conhecimento e interação no mundo que a cerca.
Ao trabalhar o corpo, o professor, deve propor atividades práticas envolvendo o aluno onde ele possa observar o seu corpo no espelho, e o do outro fazendo comparações, percebendo as semelhanças e diferenças existentes e assim ampliando seu conhecimento sobre o esquema corporal.
No trabalho com a Educação Infantil, deve-se criar um espaço lúdico e concreto onde as crianças construam a base inicial de sua personalidade. Esta base deve ser oferecida dentro do currículo da Educação Infantil.
A criança é um ser ativo em processo de construção, por isso cabe a escola criar espaços onde ela explore, pesquise e tire suas conclusões, adquira novas competências em relação ao seu corpo.
    Objetivos - Aprendizagem (professor)
   Proporcionar o desenvolvimento integral das crianças, promovendo uma ação reflexiva e favorecer uma livre expressão, buscando novas maneiras de interagir com a realidade que está inserida.
De aprendizagem (aluno)
      Identificar as partes do corpo para familiarizar-se elas valorizando suas funções.
·         Observar o outro nomeando semelhanças e diferenças.
·         Observar seu corpo no espelho.
·         Conscientizar sobre os cuidados e higiene do corpo para termos saúde.
·         Expressar sua criatividade em atividades de arte ampliando seu conhecimento de criação.
·         Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades promovendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
·         Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola, ao andar, correr, pular, etc.
·         Participar de atividades práticas sobre o cuidado e higiene dos dentes reconhecendo a importância da escovação na prevenção de cáries.
·         Ouvir e cantar canções, desenvolvendo memória musical, sentimentos e pensamentos.
·         Apropriar-se do mundo imaginário, através da literatura infantil, desenvolvendo a sensibilidade, afetividade e criatividade.
·         Identificar as letras do alfabeto bem como o valor sonoro das mesmas através da visão e audição.
·         Reconhecer os numerais de 0 até 10 bem como o valor posicional quantificando objetos e realizando contagem em diversas situações diárias.
       Formação Pessoal e Social: Identidade e autonomia:
O aluno constrói o seu conhecimento através das relações estabelecidas com os grupos sociais que se encontra. A escola propicia o convívio com diversos tipos de grupos sociais.
Os professores deveram propiciar estas relações com outros grupos sociais, através de atividades na escola juntamente com a comunidade em que o aluno está inserido, assim os indivíduos irão construir sua identidade e sua autonomia.
      Conhecimento de Mundo:
 1.   Movimento
- Lateralidade
- Equilíbrio
- Coordenação motora fina
- Gestos corporais
 2.   Música
- Interpretação de músicas conhecidas e desconhecidas
- Repertório de canções
 3.   Artes visuais
- Linha figura, forma, tamanho, cor
- Atividades de pintura, recorte, colagem
- Modelagem
- Confecções
 .4.   Linguagem oral e escrita
- Expressão verbal
- Histórias: seqüências, personagens, enredo, memória.
- Coordenação motora ampla
- Memória auditiva
3.2.5.   Natureza e Sociedade
- O corpo
- Os sentidos
- Semelhanças e diferenças
- Cuidados, higiene, movimentos
 .6.   Matemática
- Classificação, seriação, inclusão, quantificação
- Número de 0 até 10
 4.    Procedimentos
4.1.        Atividades
- Observação do corpo, no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças e diferenças;
- Atividades onde os alunos irão se tocar para perceber os próprios ossos, e os de colega, as próprias articulações, as batidas do pulso, as batidas do coração;
- Observar os dedos, aprender a nomeá-los, notando as diferenças entre eles;
- Identificar as partes do corpo através de atividades orais e práticas utilizando os alunos onde eles irão apalpar nomeando as partes do seu corpo;
- Conversa com os alunos sobre os cuidados do corpo: higiene, prevenção de acidentes;
- Representação prática sobre os sentidos: tato, audição, gustação e olfato;
- Representações de historias através de desenhos;
- Representação do corpo através de desenhos;
- Confecção de bonecos utilizando meias de naylon, jornal e sucatas;
- Aula prática sobre os cuidados com os dentes, escovação com os alunos;
- Desenho de história utilizando papel, lápis de cor, giz de cera e hidrocor;
- Classificação e seriação de objetos através de jogos matemáticos e outros materiais;
- Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda, morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua;
- Contação de histórias utilizando livros, desenhos, fantoches;
- Cantar canções conhecidas e desconhecidas com utilização de CD;
- Pintura utilizando tinta guache;
- Aula dialogada sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições;
- Contorno do corpo de dois colegas, menino e menina;
- Completar o corpo contornado dos colegas, observando as diferenças de sexo;
5.    Avaliação
5.1.        Desempenho do aluno
A avaliação será mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, com um processo de ensino-aprendizagem, permanente de ação e reflexão com uma análise crítica sobre as ações educativas. Também através das atividades e dos trabalhos realizados.
5.2.        Desenvolvimento do projeto em si
Acredito que em conjunto com as crianças criaremos caminhos criativos e desafiadores. E de uma forma integrada juntos aprenderemos, experimentando, investigando e construindo novos conceitos significativos.
Este projeto “Meu Corpo” nos proporcionaram momentos de descobertas através de experimentos, de pesquisa e principalmente interação da família com a escola.
6.    Referências (do projeto – livros de histórias, cd’s, etc.) Contos Clássicos, Pinóquio. Ciranda Cultural. /Ferrari, Elizabeth Ávila, Corpo Humano – Os Sentidos. Todo Livro, Ilustrações Belli Studio. /Silveira, Susan Helena de Souza. Ursinho Léco vai ao médico e ao dentista. Todo Livro, Ilustrações Belli Studio./ Silveira, Susan Helena de Souza. Eugênio, o esqueleto. Todo Livro, Ilustrações Belli Studio. /Ferreira, Idalina; CALDAS, Sarah Souza. Atividades na Pré Escola. 18. Ed. São Paulo: Saraiva, 2002.


Um comentário:

  1. Em http://educacaoinfantil.net.br/atividades-desenvolvidas-na-educacao-infantil/, é possível ver uma interessante abordagem dos objetivos da educação infantil, por exemplo, desenvolver o raciocínio, a imaginação e a psicomotricidade e atividades de que os professores podem se valer para desenvolver as capacidades dos estudantes. Atividades como música, leitura e pintura, por exemplo, são mencionadas.

    Dada a importância da Educação Infantil e os desafios que os professores enfrentam para cumprir sua tarefa de vital importância, o texto é de interesse dos profissionais da área e da sociedade em geral.

    ResponderExcluir